O Anarquismo Epistemológico de Feyerabend, o Educar pela Pesquisa de Pedro Demo e o Ensino de Física.
Título
O Anarquismo Epistemológico de Feyerabend, o Educar pela Pesquisa de Pedro Demo e o Ensino de Física.
O Anarquismo Epistemológico de Feyerabend, o Educar pela Pesquisa de Pedro Demo e o Ensino de Física.
Autor
André Luiz de Camargo
André Luiz de Camargo
Orientação
Solon Pereira da Cruz Filho
Solon Pereira da Cruz Filho
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Os estudos realizados sobre o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend e o educar pela pesquisa de Pedro Demo possibilitaram-nos uma aproximação entre os dois autores. Essas leituras incitaram-nos ao desafio de uma proposta para o ensino1 de Física coerente com o pluralismo metodológico e com o uso da pesquisa como princípio científico e educativo. Com os fundamentos e princípios da proposta edificados, essa alternativa teórica exigiu a prática. Nessa prática buscou-se compreender o envolvimento, tanto emocional como físico/cognitivo do professor na experimentação, a inserção do questionamento reconstrutivo no cotidiano do professor e a motivação e participação do aluno na sua reconstrução, o aprender a aprender. Desse modo, a prática, mesmo longe das condições freqüentes no cotidiano escolar, nos possibilitou alcançarmos compreensões sobre o envolvimento do professor nesse processo e a capacidade de reconstrução dos alunos. Novos questionamentos e novos desafios surgiram, portanto, incentivando-nos a novas experimentações concernentes aos nossos argumentos e concepções.
Os estudos realizados sobre o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend e o educar pela pesquisa de Pedro Demo possibilitaram-nos uma aproximação entre os dois autores. Essas leituras incitaram-nos ao desafio de uma proposta para o ensino1 de Física coerente com o pluralismo metodológico e com o uso da pesquisa como princípio científico e educativo. Com os fundamentos e princípios da proposta edificados, essa alternativa teórica exigiu a prática. Nessa prática buscou-se compreender o envolvimento, tanto emocional como físico/cognitivo do professor na experimentação, a inserção do questionamento reconstrutivo no cotidiano do professor e a motivação e participação do aluno na sua reconstrução, o aprender a aprender. Desse modo, a prática, mesmo longe das condições freqüentes no cotidiano escolar, nos possibilitou alcançarmos compreensões sobre o envolvimento do professor nesse processo e a capacidade de reconstrução dos alunos. Novos questionamentos e novos desafios surgiram, portanto, incentivando-nos a novas experimentações concernentes aos nossos argumentos e concepções.
Palavras Chave
anarquismo epistemológico, educação pela pesquisa, ensino
anarquismo epistemológico, educação pela pesquisa, ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método