Análise das oportunidades de aprendizagem em aulas expositivo-participativas: estudo de caso de um professor de Biologia.

Título
Análise das oportunidades de aprendizagem em aulas expositivo-participativas: estudo de caso de um professor de Biologia.
Autor
Cristiane Cordeiro de Camargo
Orientação
Maria Aparecida Mello
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho está inserido em uma linha investigava que, pautada em uma abordagem cognitivista da aprendizagem, procura compreender como a fala, nas situações de ensino, têm impacto sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como recorte as questões propostas pelo professor em aulas expositivo-participativas e as suas reações às respostas dos alunos, esta investigação procurou responder a duas questões: a) Como a análise da interação professor-aluno em aula expositivo-participativa possibilita que se identifiquem as oportunidades de aprendizagem oferecidas b) Quais as variáveis envolvidas no processo que vai das intenções de ensino às oportunidades de aprendizagem oferecidas Para proceder a esta análise, buscamos referências em: autores da psicologia sócio histórica a respeito da caracterização do processo de pensamento e da estrutura dos conhecimentos científicos (Petrovsky, 1980; Vygotsky, 1993); autores que, tendo como ponto de partida a psicologia sócio-histórica, têm desenvolvido conceitos e interpretações sobre as funções da fala em atividades de aprendizagem (Scott, 1998; Mercer, 1996; Wegerif ET al, 1999); autores que tratam das formas de relação com o conhecimento tais como se materializam em sala de aula (Edwards, 1997). Este trabalho caracteriza-se como um estudo analítico-descritivo, de natureza qualitativa, apresentado sob a forma de um estudo de caso de um professor de Biologia. Os dados foram coletados por meio de observação e registro das aulas ministradas e entrevista com o professor. Os resultados indicam que a identificação das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo professor por meio de suas intervenções só podem ser compreendidas se articuladas as lógicas do conteúdo (estrutura dos conceitos científicos) e da interação (estrutura da participação, ou seja, as regras implícitas que regem a participação de alunos e professor no discurso em sala de aula). Estas oportunidades, muitas vezes, não correspondem àquelas idealizadas/ verbalizadas pelo professor, pois, em seu processo de materialização em sala de aula, sofrem a influência de muitas variáveis, dentre elas as relacionadas à base de conhecimentos do professor para o ensino, tanto em termos de conhecimentos do âmbito específico, quanto do âmbito pedagógico. Uma correta articulação entre estes dois tipos de conhecimento podem levar a uma adequada articulação entre as intervenções do professor e os processos mentais que são necessários à elaboração de determinados conhecimentos científicos pelos alunos. Além disso, os resultados também demonstram a proficuidade de construções teóricas oriundas de conceitos como scafolding (Bruner et al, 1976, apud Scott, 1998) para a análise de situações concretas de interação professor-alunos em aulas expositivo-participativas.
Palavras Chave
interação professor-aluno, discurso, aulas expositivas-participativas, oportunidade de aprendizagem

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos