Um estudo das concepções alternativas sobre repouso e movimento de pessoas cegas

Título
Um estudo das concepções alternativas sobre repouso e movimento de pessoas cegas
Educação para a Ciência
Autor
Eder Pires de Camargo
Orientação
Luís Vicente de Andrade Scalvi
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A pesquisa aqui desenvolvida teve por objetivo estudar as características das concepções alternativas de pessoas cegas, acerca do repouso e do movimento. Procurou-se, também, estabelecer uma relação entre tais características e os modelos de movimento propostos por Aristóteles e por seus críticos medievais, dos quais destacam-se, Philoponus e Buridan. Os resultados obtidos podem auxiliar, de acordo com um referencial construtivista, a elaboração de atividades de ensino de mecânica a alunos cegos e videntes, pois trazem à tona uma importante discussão da função dos referenciais observacionais sensoriais de um indivíduo, para a formação de concepções espontâneas ou alternativas acerca do repouso e do movimento dos objetos. Dessa forma, a superação de um paradigma educacional centrado em uma -cultura de videntes- pode indicar novas perspectivas para o ensino de Física que é uma ciência cotidiana, próxima e observável não apenas por estímulos sensoriais visuais.
Palavras Chave
Concepções Alternativas; Repouso; Movimento; Pessoas Cegas.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno