O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de física para alunos cegos ou com baixa visão.
Título
O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de física para alunos cegos ou com baixa visão.
O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de física para alunos cegos ou com baixa visão.
Autor
Eder Pires de Camargo
Eder Pires de Camargo
Orientação
Dirceu da Silva
Dirceu da Silva
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito "aceleração", conjunto este que se constituiu em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, em cima de dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: condições para a observação dos fenômenos estudados, condições para a realização de análises qualitativas e quantitativas e condições para a elaboração de estratégias e hipóteses para resolução de problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este, que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.
No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito "aceleração", conjunto este que se constituiu em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, em cima de dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: condições para a observação dos fenômenos estudados, condições para a realização de análises qualitativas e quantitativas e condições para a elaboração de estratégias e hipóteses para resolução de problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este, que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.
Palavras Chave
ensino de física, deficiência visual, elaboração atividades.
ensino de física, deficiência visual, elaboração atividades.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método