O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de física para alunos cegos ou com baixa visão.

Título
O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de física para alunos cegos ou com baixa visão.
Autor
Eder Pires de Camargo
Orientação
Dirceu da Silva
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito "aceleração", conjunto este que se constituiu em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, em cima de dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: condições para a observação dos fenômenos estudados, condições para a realização de análises qualitativas e quantitativas e condições para a elaboração de estratégias e hipóteses para resolução de problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este, que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.
Palavras Chave
ensino de física, deficiência visual, elaboração atividades.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método