Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos.
Título
Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos.
Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos.
Autor
Sérgio Camargo
Sérgio Camargo
Orientação
Roberto Nardi
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Descreve-se aqui uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo central foi avaliar o impacto de um curso estruturado de Prática de Ensino numa amostra de 22 estudantes de Curso de Licenciatura em Física submetidos à situação de estágio de regência. A análise da apropriação do discurso do professor de Prática de Ensino pelos licenciandos a partir da leitura de relatórios de regência elaborados ao final do estágio mostra que a ideologia implícita reforça a legitimidade do saber e do poder do professor na sala de aula, mostrando quanto a escola atual, de um modo geral, ainda está impregnada do espírito da escola tradicional, muito embora os enunciadores dos discursos aqui analisados, tenham tentado manipular o leitor a acreditar que apresentaram os conteúdos de acordo com teorias atuais e inovadoras. Em vários excertos analisados, persiste explicitamente uma dissociação entre a teoria e a prática. Os dados obtidos poderão subsidiar discussões para repensar a formação inicial e continuada de professores de Física.
Descreve-se aqui uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo central foi avaliar o impacto de um curso estruturado de Prática de Ensino numa amostra de 22 estudantes de Curso de Licenciatura em Física submetidos à situação de estágio de regência. A análise da apropriação do discurso do professor de Prática de Ensino pelos licenciandos a partir da leitura de relatórios de regência elaborados ao final do estágio mostra que a ideologia implícita reforça a legitimidade do saber e do poder do professor na sala de aula, mostrando quanto a escola atual, de um modo geral, ainda está impregnada do espírito da escola tradicional, muito embora os enunciadores dos discursos aqui analisados, tenham tentado manipular o leitor a acreditar que apresentaram os conteúdos de acordo com teorias atuais e inovadoras. Em vários excertos analisados, persiste explicitamente uma dissociação entre a teoria e a prática. Os dados obtidos poderão subsidiar discussões para repensar a formação inicial e continuada de professores de Física.
Palavras Chave
prática de ensino de física, análise do discurso, formação.
prática de ensino de física, análise do discurso, formação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno