Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos.

Título
Prática de Ensino de Física: marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciandos.
Autor
Sérgio Camargo
Orientação
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Descreve-se aqui uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo central foi avaliar o impacto de um curso estruturado de Prática de Ensino numa amostra de 22 estudantes de Curso de Licenciatura em Física submetidos à situação de estágio de regência. A análise da apropriação do discurso do professor de Prática de Ensino pelos licenciandos a partir da leitura de relatórios de regência elaborados ao final do estágio mostra que a ideologia implícita reforça a legitimidade do saber e do poder do professor na sala de aula, mostrando quanto a escola atual, de um modo geral, ainda está impregnada do espírito da escola tradicional, muito embora os enunciadores dos discursos aqui analisados, tenham tentado manipular o leitor a acreditar que apresentaram os conteúdos de acordo com teorias atuais e inovadoras. Em vários excertos analisados, persiste explicitamente uma dissociação entre a teoria e a prática. Os dados obtidos poderão subsidiar discussões para repensar a formação inicial e continuada de professores de Física.
Palavras Chave
prática de ensino de física, análise do discurso, formação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno