A Modelagem Computacional Semiquantitativa no estudo de Tópicos de Ciências: um estudo exploratório com estudantes universitários.
Título
A Modelagem Computacional Semiquantitativa no estudo de Tópicos de Ciências: um estudo exploratório com estudantes universitários.
A Modelagem Computacional Semiquantitativa no estudo de Tópicos de Ciências: um estudo exploratório com estudantes universitários.
Autor
Giuseppi Gava Camiletti
Giuseppi Gava Camiletti
Orientação
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Instituição
UFES
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Física
Departamento de Física
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Vitória/ES
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo exploratório investigou a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Baseado na Metáfora de Ícones Wlinklt, articulando problemas da vida diária, conteúdos curriculares específicos em ciências e atividades de modelagem e simulação de modo exploratório e expressivo, com alunos universitários provenientes da área de Ciências Exatas. Para o desenvolvimento do estudo foi elaborado um curso de extensão com duração de 4 horas ministrado em duas aulas com duração de 2 horas. Os estudantes foram agrupados em duplas e todas as aulas foram ministradas exclusivamente para cada dupla. O material utilizado na primeira aula era composto de uma introdução ao estudo do raciocínio em Nível de Sistema e ao Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Wlinklt onde os alunos desenvolveram atividades exploratórias; na segunda aula foi solicitado aos estudantes que desenvolvessem um modelo sobre o sistema mola-massa e outro sobre o sistema predador-presa no Ambiente Wlinklt. As atividades de desenvolvimento dos modelos foram vídeo filmadas e os dados consistiram do material escrito pelos estudantes das duplas durante o desenvolvimento dos modelos, da seqüência de modelos construídos desde o modelo inicial até o final e das argumentações dos estudantes. Os dados são de natureza qualitativa e para sua análise foi utilizada a técnica de Rede Sistêmica, onde foram considerados os aspectos relacionados ao processo de Modelagem Computacional. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de desenvolver um modelo sobre cada tópico proposto, apresentando uma série de habilidades e dificuldades para a construção dos mesmos, sendo observado uma maior facilidade para o desenvolvimento do modelo do sistema predador-presa do que do sistema mola-massa.
Este estudo exploratório investigou a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Baseado na Metáfora de Ícones Wlinklt, articulando problemas da vida diária, conteúdos curriculares específicos em ciências e atividades de modelagem e simulação de modo exploratório e expressivo, com alunos universitários provenientes da área de Ciências Exatas. Para o desenvolvimento do estudo foi elaborado um curso de extensão com duração de 4 horas ministrado em duas aulas com duração de 2 horas. Os estudantes foram agrupados em duplas e todas as aulas foram ministradas exclusivamente para cada dupla. O material utilizado na primeira aula era composto de uma introdução ao estudo do raciocínio em Nível de Sistema e ao Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativo Wlinklt onde os alunos desenvolveram atividades exploratórias; na segunda aula foi solicitado aos estudantes que desenvolvessem um modelo sobre o sistema mola-massa e outro sobre o sistema predador-presa no Ambiente Wlinklt. As atividades de desenvolvimento dos modelos foram vídeo filmadas e os dados consistiram do material escrito pelos estudantes das duplas durante o desenvolvimento dos modelos, da seqüência de modelos construídos desde o modelo inicial até o final e das argumentações dos estudantes. Os dados são de natureza qualitativa e para sua análise foi utilizada a técnica de Rede Sistêmica, onde foram considerados os aspectos relacionados ao processo de Modelagem Computacional. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de desenvolver um modelo sobre cada tópico proposto, apresentando uma série de habilidades e dificuldades para a construção dos mesmos, sendo observado uma maior facilidade para o desenvolvimento do modelo do sistema predador-presa do que do sistema mola-massa.
Palavras Chave
Aprendizagem exploratória, Modelagem semiquantitativa
Aprendizagem exploratória, Modelagem semiquantitativa
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno