Avaliação de um Projeto de Ciências no Ensino Fundamental.
Título
Avaliação de um Projeto de Ciências no Ensino Fundamental.
Avaliação de um Projeto de Ciências no Ensino Fundamental.
Autor
Anna Maria Machado de Campos
Anna Maria Machado de Campos
Orientação
Geraldina Porto Witter
Geraldina Porto Witter
Instituição
PUC-CAMP
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Psicologia
Faculdade de Psicologia
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O ensino de Ciências tem um papel fundamental na formação do cidadão, possibilitando a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas no dia-a-dia. O presente trabalho avaliou um Projeto de ensino de Ciências, desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma Instituição de Ensino particular localizada na região metropolitana de São Paulo, SP. Objetivou resgatar a história do ensino de Ciências na Instituição, analisar os dados disponíveis na mesma quanto à opinião dos docentes sobre Ensino de Ciências e a opinião dos pais dos alunos sobre a generalização do aprendizado de Ciências para a vida extra-classe pelo aluno. Foram sujeitos 10 professores e 75 pais de alunos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, sendo um deles para os professores com 7 questões fechadas e o outro para os pais com 4 questões sendo uma aberta e 3 fechadas, elaborados e aplicados por iniciativa da gestão acadêmica da escola. Os resultados mostraram que o grupo de professores que ministrava Ciências privilegiava o ensino de conteúdo de forma contextualizada e tomava, como referencial para o ensino, os parâmetros da Ciência dos cientistas; o mesmo não foi observado no grupo que não ministrava Ciências. Ambos os grupos de professores valorizavam pouco o interesse demonstrado pelos alunos e demonstraram pouca clareza quanto à concepção de método científico. Os dados sugerem a necessidade de aprimoramento da formação do professor de Ciências quanto à concepção de método científico, a conteúdos específicos e à valorização das motivações dos alunos. Quanto aos resultados da opinião dos pais sobre a generalização do aprendizado de Ciências pelo aluno, pode-se verificar que as crianças transferem o que aprenderam para fora do ambiente escolar. Foram significativos a preocupação e o espírito crítico em relação à Preservação do Meio Ambiente e de pouca relevância as questões relacionadas à Qualidade de Vida e Saúde. Quanto à generalização da aprendizagem pelos alunos, há necessidade de intensificar o trabalho com temas e outras áreas da Ciência que não estão se relacionando ao cotidiano.
O ensino de Ciências tem um papel fundamental na formação do cidadão, possibilitando a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas no dia-a-dia. O presente trabalho avaliou um Projeto de ensino de Ciências, desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma Instituição de Ensino particular localizada na região metropolitana de São Paulo, SP. Objetivou resgatar a história do ensino de Ciências na Instituição, analisar os dados disponíveis na mesma quanto à opinião dos docentes sobre Ensino de Ciências e a opinião dos pais dos alunos sobre a generalização do aprendizado de Ciências para a vida extra-classe pelo aluno. Foram sujeitos 10 professores e 75 pais de alunos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, sendo um deles para os professores com 7 questões fechadas e o outro para os pais com 4 questões sendo uma aberta e 3 fechadas, elaborados e aplicados por iniciativa da gestão acadêmica da escola. Os resultados mostraram que o grupo de professores que ministrava Ciências privilegiava o ensino de conteúdo de forma contextualizada e tomava, como referencial para o ensino, os parâmetros da Ciência dos cientistas; o mesmo não foi observado no grupo que não ministrava Ciências. Ambos os grupos de professores valorizavam pouco o interesse demonstrado pelos alunos e demonstraram pouca clareza quanto à concepção de método científico. Os dados sugerem a necessidade de aprimoramento da formação do professor de Ciências quanto à concepção de método científico, a conteúdos específicos e à valorização das motivações dos alunos. Quanto aos resultados da opinião dos pais sobre a generalização do aprendizado de Ciências pelo aluno, pode-se verificar que as crianças transferem o que aprenderam para fora do ambiente escolar. Foram significativos a preocupação e o espírito crítico em relação à Preservação do Meio Ambiente e de pouca relevância as questões relacionadas à Qualidade de Vida e Saúde. Quanto à generalização da aprendizagem pelos alunos, há necessidade de intensificar o trabalho com temas e outras áreas da Ciência que não estão se relacionando ao cotidiano.
Palavras Chave
ensino de ciências, generalização do ensino.
ensino de ciências, generalização do ensino.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Instituição Escolar
Organização da Instituição Escolar