Concepções de inovação do ensino de ciências na escola pública.

Título
Concepções de inovação do ensino de ciências na escola pública.
Educação em Ciências e Matemática
Autor
Miguel Arcanjo de Lima Campos
Orientação
Silvia Nogueira Chaves
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar as concepções de inovação pedagógica que circulam no interior da escola pública, no Ensino Médio, no que concerne ao ensino de ciências, ouvindo as vozes dos membros da comunidade escolar em três segmentos: técnicos, docentes e discentes. Tendo convivido ao longo dos tempos como estudante e como professor predominantemente com o ensino tradicional, o tema constitui-se pra mim um desafio, além da necessidade de ser problematizado neste início do século XXI. Existe uma concepção única padrão fechada de inovação Os professores apontam uma única vertente de inovação Como os alunos caracterizam uma atitude pedagógica inovadora A escola identifica os professores inovadores e os valoriza São questionamentos que emergem e que para respondê-los pesquisei técnicos, professores e alunos de quatro escolas públicas da região metropolitana de Belém. As escolas foram escolhidas segundo dois critérios: aquelas consideradas na mídia como de melhor qualidade de desempenho e dentre estas aquelas nas quais tenho maior trânsito, por já ter trabalhado nelas ou por ter nelas fortes laços de amizade, o que em tese facilitaria a formação da base empírica. Para melhor desenvolver o trabalho optei por fazer uma abordagem qualitativa na modalidade investigação narrativa. Para construção da base empírica, utilizei dois tipos de instrumentos: o questionário e a entrevista semiestruturada. Com relação aos técnicos e professores não houve critérios de seleção de sorte que a todos foi dada a possibilidade de se manifestar. Já com relação aos alunos, solicitei a alguns professores que escolhessem turmas, com a condição de serem da 3ª série, portanto o ano de conclusão, o que supostamente representa maior experiência escolar. A análise do conteúdo dos respondentes me permitiu constatar a existência de certa diversidade de concepções de inovação, favorecendo a criação de categorias, e dentro de cada uma delas foi possível agrupar grande número de opiniões pelos critérios de co-respondência. Essa variedade de concepções me levou a considerar que a inovação pedagógica, seguindo um direcionamento do paradigma da pós-modernidade, não é regida por critérios fixos e que para ser identificada ela depende de um sistema de referência, cujo principal item é o contexto sócio-político e econômico de alunos, professores e da própria escola.
Palavras Chave
ensino de ciência, inovação pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas