Sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados em atividades práticas de física: um estudo de dois casos na iniciação científica júnior.
Título
Sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados em atividades práticas de física: um estudo de dois casos na iniciação científica júnior.
Sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados em atividades práticas de física: um estudo de dois casos na iniciação científica júnior.
Autor
Ivan Pontelo Cançado
Ivan Pontelo Cançado
Orientação
Adelson Fernandes Moreira
Adelson Fernandes Moreira
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa for realizada com o objetivo de analisar a utilização de sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados (SAATD) em um ambiente de aprendizagem escolar, buscando verificar se as possibilidades apontadas na leitura se concretizam nesse ambiente, assim como analisar fatores que dificultam a criação de oportunidades de aprendizagem no desenrolar das atividades investigadas. Tendo como referencial teórico a teoria da atividade, de Leontiev, foram realizados dois estudos de caso em um projeto de Iniciação Científica Jr. Adotaram-se como técnicas de levantamento de dados a observação participante, a realização de entrevistas com os bolsitas e o estudo de seus diários de bordo e relatórios. Foram produzidas evidências do potencial dos SAATD para a geração de oportunidades de aprendizagem. Entretanto, sua utilização também impõe limitações na atividade, relativas à necessidade de reproduzir as condições idéia de funcionamento dos sensores. Experimentamos a complexidade das relações entre elementos internos e externos ao sistema de atividade, entre elementos internos e externos relativos a cada participante dele e a repercussão dessas relações na constituição do motivo que engaja cada participante do sistema de atividade. O nível de engajamento dos estudantes e a autonomia a ser conferida dependem da delicada vinculação entre sentido e significado da atividade e se as ações propostas expressam um nível de dificuldades que desafie os estudantes e não os paralise ou leve a resultados que os deixem perdidos, sem referências. A realização dessa investigação destacou que uma possível lição ainda não aprendida está em subestimar as condições de operação de cada tecnologia recém chegada no espaço escolar e, especialmente, o tempo e o suporte necessários para que o professor dela se aproprie.
Esta pesquisa for realizada com o objetivo de analisar a utilização de sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados (SAATD) em um ambiente de aprendizagem escolar, buscando verificar se as possibilidades apontadas na leitura se concretizam nesse ambiente, assim como analisar fatores que dificultam a criação de oportunidades de aprendizagem no desenrolar das atividades investigadas. Tendo como referencial teórico a teoria da atividade, de Leontiev, foram realizados dois estudos de caso em um projeto de Iniciação Científica Jr. Adotaram-se como técnicas de levantamento de dados a observação participante, a realização de entrevistas com os bolsitas e o estudo de seus diários de bordo e relatórios. Foram produzidas evidências do potencial dos SAATD para a geração de oportunidades de aprendizagem. Entretanto, sua utilização também impõe limitações na atividade, relativas à necessidade de reproduzir as condições idéia de funcionamento dos sensores. Experimentamos a complexidade das relações entre elementos internos e externos ao sistema de atividade, entre elementos internos e externos relativos a cada participante dele e a repercussão dessas relações na constituição do motivo que engaja cada participante do sistema de atividade. O nível de engajamento dos estudantes e a autonomia a ser conferida dependem da delicada vinculação entre sentido e significado da atividade e se as ações propostas expressam um nível de dificuldades que desafie os estudantes e não os paralise ou leve a resultados que os deixem perdidos, sem referências. A realização dessa investigação destacou que uma possível lição ainda não aprendida está em subestimar as condições de operação de cada tecnologia recém chegada no espaço escolar e, especialmente, o tempo e o suporte necessários para que o professor dela se aproprie.
Palavras Chave
Ambiente de aprendizagem escolar, Sistemas automáticos.
Ambiente de aprendizagem escolar, Sistemas automáticos.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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