O desempenho dos estudantes do ensino médio em relação ao conceito de herança biológica a partir das provas vestibulares da FUVEST.

Título
O desempenho dos estudantes do ensino médio em relação ao conceito de herança biológica a partir das provas vestibulares da FUVEST.
Autor
Ana Cristina Pittet Contiello
Orientação
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a aprendizagem do conceito de herança biológica dos alunos egressos do ensino médio, a fim de obter um perfil do currículo real avaliado. Para isso, como fonte documental, foram tomados os relatórios e as provas vestibulares de Biologia da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), dos anos de 1996 a 2000, uma vez que, esse processo seletivo revela informações importantes sobre um contingente significativo de estudantes (cerca de 140.000 candidatos/ano). Dentre as 100 questões que compunham os cinco anos de provas estudadas, foram selecionadas 31 questões relativas à herança biológica. Foi utilizado o Índice Efetivo de Acerto dos candidatos como indicador do desempenho em relação aos conteúdos encontrados nas provas. As questões referentes à herança apresentaram-se com os menores Índices Efetivos de Acerto em relação às demais questões. Esse fato levou ao desenvolvimento de etapas metodológicas que permitissem análises detalhadas dos conteúdos específicos presentes nas questões e relacioná-los com os desempenhos dos estudantes. As análises da relação conteúdo/desempenho mostraram os mesmos resultados encontrados na literatura desde 1985, ou seja, foram encontradas as mesmas dificuldades, por parte dos estudantes, em relação aos conteúdos de Genética, tais como meiose e sua relação com a transmissão de características (gametogênese), a localização gênica, os processos celulares e a informação hereditária, dentre outros. São discutidas as dificuldades na aprendizagem e no ensino desses conteúdos no currículo de Biologia.
Palavras Chave
currículo, ensino de Biologia, ensino-aprendizagem de herança bilógica, vestibular.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno