O desempenho dos estudantes do ensino médio em relação ao conceito de herança biológica a partir das provas vestibulares da FUVEST.
Título
O desempenho dos estudantes do ensino médio em relação ao conceito de herança biológica a partir das provas vestibulares da FUVEST.
O desempenho dos estudantes do ensino médio em relação ao conceito de herança biológica a partir das provas vestibulares da FUVEST.
Autor
Ana Cristina Pittet Contiello
Ana Cristina Pittet Contiello
Orientação
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a aprendizagem do conceito de herança biológica dos alunos egressos do ensino médio, a fim de obter um perfil do currículo real avaliado. Para isso, como fonte documental, foram tomados os relatórios e as provas vestibulares de Biologia da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), dos anos de 1996 a 2000, uma vez que, esse processo seletivo revela informações importantes sobre um contingente significativo de estudantes (cerca de 140.000 candidatos/ano). Dentre as 100 questões que compunham os cinco anos de provas estudadas, foram selecionadas 31 questões relativas à herança biológica. Foi utilizado o Índice Efetivo de Acerto dos candidatos como indicador do desempenho em relação aos conteúdos encontrados nas provas. As questões referentes à herança apresentaram-se com os menores Índices Efetivos de Acerto em relação às demais questões. Esse fato levou ao desenvolvimento de etapas metodológicas que permitissem análises detalhadas dos conteúdos específicos presentes nas questões e relacioná-los com os desempenhos dos estudantes. As análises da relação conteúdo/desempenho mostraram os mesmos resultados encontrados na literatura desde 1985, ou seja, foram encontradas as mesmas dificuldades, por parte dos estudantes, em relação aos conteúdos de Genética, tais como meiose e sua relação com a transmissão de características (gametogênese), a localização gênica, os processos celulares e a informação hereditária, dentre outros. São discutidas as dificuldades na aprendizagem e no ensino desses conteúdos no currículo de Biologia.
O presente trabalho tem como objetivo verificar a aprendizagem do conceito de herança biológica dos alunos egressos do ensino médio, a fim de obter um perfil do currículo real avaliado. Para isso, como fonte documental, foram tomados os relatórios e as provas vestibulares de Biologia da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), dos anos de 1996 a 2000, uma vez que, esse processo seletivo revela informações importantes sobre um contingente significativo de estudantes (cerca de 140.000 candidatos/ano). Dentre as 100 questões que compunham os cinco anos de provas estudadas, foram selecionadas 31 questões relativas à herança biológica. Foi utilizado o Índice Efetivo de Acerto dos candidatos como indicador do desempenho em relação aos conteúdos encontrados nas provas. As questões referentes à herança apresentaram-se com os menores Índices Efetivos de Acerto em relação às demais questões. Esse fato levou ao desenvolvimento de etapas metodológicas que permitissem análises detalhadas dos conteúdos específicos presentes nas questões e relacioná-los com os desempenhos dos estudantes. As análises da relação conteúdo/desempenho mostraram os mesmos resultados encontrados na literatura desde 1985, ou seja, foram encontradas as mesmas dificuldades, por parte dos estudantes, em relação aos conteúdos de Genética, tais como meiose e sua relação com a transmissão de características (gametogênese), a localização gênica, os processos celulares e a informação hereditária, dentre outros. São discutidas as dificuldades na aprendizagem e no ensino desses conteúdos no currículo de Biologia.
Palavras Chave
currículo, ensino de Biologia, ensino-aprendizagem de herança bilógica, vestibular.
currículo, ensino de Biologia, ensino-aprendizagem de herança bilógica, vestibular.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno