Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências e de Biologia.

Título
Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências e de Biologia.
Autor
 Caon
Orientação
Vicente Hillebrand
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Deduz-se das informações obtidas a necessidade dos professores adquirirem conhecimentos mais aprofundados das teorias de educação e das concepções epistemológicas subjacentes a elas que embasem sua ação pedagógica e os façam refletir criticamente a respeito dessas ações. Diante das respostas dos professores pesquisados e à luz dos saberes de vários teóricos, pude perceber que o agir pedagógico manifestado por eles está mais alicerçado em suas experiências cotidianas em sala de aula do que em uma reflexão sobre a intenção da ação docente. Ficou evidenciada a insuficiência de conhecimentos e compreensões dos aspectos epistemológicos relacionados ao ensino e à aprendizagem. Os encontros pedagógicos no espaço escolar, voltados para a discussão do ensino e da aprendizagem precisam ser incentivados e oportunizados, permitindo a comunicação, a reflexão, a troca de saberes e a busca do entendimento das concepções do conhecimento, sua gênese e desenvolvimento, assim como as epistemologias subjacentes a essas concepções que esclareçam os modos de como se ensina e de como se aprende, resignificando o trabalho.
Palavras Chave
ensino, aprendizagem, concepções, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Características do Professor