A internalização de conceitos de Biologia por alunos de Ensino Médio: um estudo microgenético.

Título
A internalização de conceitos de Biologia por alunos de Ensino Médio: um estudo microgenético.
Autor
Valter Carabetta Junior
Orientação
Marta Kohl de Oliveira
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Tomando-se como pressuposto teórico a obra sócio-interacionista de Vygotsky, o objetivo deste estudo consistiu em uma investigação microgenética para avaliar a internalização do conceito de DNA por alunos da 3ª série do Ensino Médio. Como segmento final da Educação Básica, espera-se que os alunos ao terminarem este segmento de escolaridade tenham internalizado um conjunto de conhecimentos que lhes possibilite diferenciar, definir, relacionar e aplicar conceitos de Biologia construídos no decorrer das diferentes séries. Para tanto, foram entrevistados seis alunos de uma escola particular de São Paulo considerados pela professora de Biologia como os que mais se destacavam nas aulas pelo interesse, empenho e participação. Inicialmente foi-lhes explicado como seria o desenvolvimento do trabalho e quais eram os objetivos pretendidos com a pesquisa da qual iriam participar. Antes de realizarmos as gravações individuais das entrevistas em áudio, cada aluno respondeu a um questionário (pré-entrevista) para que pudéssemos avaliar qual a definição, as conexões e as aplicações do conceito de DNA que já tinham internalizado, antes que ocorressem as interações dialógicas com o pesquisador. Após a entrevista, o mesmo questionário foi proposto novamente para avaliar as mudanças conceituais ocorridas (pós-entrevista 1) em relação à pré-entrevista. Cada entrevista foi analisada com base na atividade discursiva para avaliação das mudanças cognitivas ocorridas com os alunos durante o processo interativo com o pesquisador. A análise das entrevistas e o questionário da pós-entrevista 1 permitiram constatar as diferenças das respostas em relação à pré-entrevista, demonstrando reorganizações e inter-relações conceituais que se estabeleceram à medida que os alunos foram conduzidos pelo pesquisador a uma atividade metacognitiva. Após três meses do término da pesquisa, cada aluno foi novamente convocado para responder o mesmo questionário proposto antes do início das entrevistas (pós-entrevista 2) para avaliação da internalização dos conceitos trabalhados.
Palavras Chave
microgênese, Vygotsky, interação social, internalização, ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos