O Ensino de Matemática nos Cursos de Ciências Biológicas: uma proposta de conteúdos adequados.
Título
O Ensino de Matemática nos Cursos de Ciências Biológicas: uma proposta de conteúdos adequados.
O Ensino de Matemática nos Cursos de Ciências Biológicas: uma proposta de conteúdos adequados.
Autor
Elizabeth Mattiazzo Cardia
Elizabeth Mattiazzo Cardia
Orientação
Mara Sueli Simão Moraes
Mara Sueli Simão Moraes
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nos cursos de Ciências Biológicas, os tópicos de estudo estão subdivididos em conteúdos básicos e conteúdos específicos. Entre os básicos considerados fundamentais estão os conhecimentos matemáticos. A questão que esta pesquisa procurou responder foi: quais conteúdos de Matemática são mais adequados para auxiliar no entendimento dos processos e padrões biológicos estudados pelos alunos durante o curso A pesquisa envolveu análise direta de documentação, nela incluídos questionários aplicados a 171 pessoas envolvidas com o tema, entre professores, alunos e biólogos, e pesquisa documental indireta pela análise de livros de Biologia e de projetos de ensino de cinco estabelecimentos que mantêm cursos de Ciências Biológicas. Complementa a pesquisa o resultado de consulta feita a 256 alunos ingressantes nos referidos cursos a respeito do que julgam conhecer da Matemática estudada anteriormente ao ingresso em curso superior. O conjunto dos levantamentos efetuados oferece subsídios para a escolha adequada dos conteúdos de Matemática a serem abordados em Cursos de Ciências Biológicas propiciando condições para que a escola possa melhor desempenhar o seu papel mediador na transformação dos conhecimentos do cotidiano em conhecimentos científicos.
Nos cursos de Ciências Biológicas, os tópicos de estudo estão subdivididos em conteúdos básicos e conteúdos específicos. Entre os básicos considerados fundamentais estão os conhecimentos matemáticos. A questão que esta pesquisa procurou responder foi: quais conteúdos de Matemática são mais adequados para auxiliar no entendimento dos processos e padrões biológicos estudados pelos alunos durante o curso A pesquisa envolveu análise direta de documentação, nela incluídos questionários aplicados a 171 pessoas envolvidas com o tema, entre professores, alunos e biólogos, e pesquisa documental indireta pela análise de livros de Biologia e de projetos de ensino de cinco estabelecimentos que mantêm cursos de Ciências Biológicas. Complementa a pesquisa o resultado de consulta feita a 256 alunos ingressantes nos referidos cursos a respeito do que julgam conhecer da Matemática estudada anteriormente ao ingresso em curso superior. O conjunto dos levantamentos efetuados oferece subsídios para a escolha adequada dos conteúdos de Matemática a serem abordados em Cursos de Ciências Biológicas propiciando condições para que a escola possa melhor desempenhar o seu papel mediador na transformação dos conhecimentos do cotidiano em conhecimentos científicos.
Palavras Chave
conteúdos de matemática, matemática e biologia, ensino de matemática.
conteúdos de matemática, matemática e biologia, ensino de matemática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas