O Ensino e Aprendizagem da Célula em modelos táteis para alunos cegos em espaços de Educação formal e não- formal.
Título
O Ensino e Aprendizagem da Célula em modelos táteis para alunos cegos em espaços de Educação formal e não- formal.
O Ensino e Aprendizagem da Célula em modelos táteis para alunos cegos em espaços de Educação formal e não- formal.
Ensino
Autor
Sandra Mara Mourão Cardinali
Sandra Mara Mourão Cardinali
Orientação
Amauri Carlos Ferreira
Amauri Carlos Ferreira
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo aborda a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, matriculados na primeira série do ensino médio da rede regular de ensino de Belo Horizonte - MG e o processo de ensino-aprendizagem da célula e de suas estruturas, através da utilização de modelos táteis. A relação do aluno cego no ensino da biologia celular antes e depois do contato com os modelos se constata na importância da utilização de material didático concreto, como facilitador da abstração dos conceitos da célula e de suas estruturas. A pesquisa foi realizada em dois momentos: no primeiro foi utilizado um modelo bidimensional da célula, confeccionado artesanalmente, apresentado aos participantes na sala de apoio do Instituto São Rafael. No segundo momento foram utilizados dez modelos tridimensionais apresentados aos participantes no Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva, do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, espaço considerado na pesquisa como de educação não formal. A inserção desses modelos concretos nas atividades desenvolvidas com os alunos cegos mostrou que o processo de aprendizagem para este público de alunos demanda práticas pedagógicas diferenciadas, que necessariamente levam a um processo de compreender o tato como instrumento de percepção do mundo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. O método de pesquisa-ação e de história oral em sua vertente temática foram utilizados para melhor compreender o entendimento dos estudantes cegos em relação aos modelos de percepção tátil, como também, para confecção do modelo artesanal de célula.
O presente estudo aborda a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, matriculados na primeira série do ensino médio da rede regular de ensino de Belo Horizonte - MG e o processo de ensino-aprendizagem da célula e de suas estruturas, através da utilização de modelos táteis. A relação do aluno cego no ensino da biologia celular antes e depois do contato com os modelos se constata na importância da utilização de material didático concreto, como facilitador da abstração dos conceitos da célula e de suas estruturas. A pesquisa foi realizada em dois momentos: no primeiro foi utilizado um modelo bidimensional da célula, confeccionado artesanalmente, apresentado aos participantes na sala de apoio do Instituto São Rafael. No segundo momento foram utilizados dez modelos tridimensionais apresentados aos participantes no Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva, do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, espaço considerado na pesquisa como de educação não formal. A inserção desses modelos concretos nas atividades desenvolvidas com os alunos cegos mostrou que o processo de aprendizagem para este público de alunos demanda práticas pedagógicas diferenciadas, que necessariamente levam a um processo de compreender o tato como instrumento de percepção do mundo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. O método de pesquisa-ação e de história oral em sua vertente temática foram utilizados para melhor compreender o entendimento dos estudantes cegos em relação aos modelos de percepção tátil, como também, para confecção do modelo artesanal de célula.
Palavras Chave
educação inclusiva, células, biologia, deficientes visuais.
educação inclusiva, células, biologia, deficientes visuais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos