Concepções de professores de Ciências sobre objetivos de ensino e prática pedagógica na Educação de jovens e adultos: um estudo exploratório.

Título
Concepções de professores de Ciências sobre objetivos de ensino e prática pedagógica na Educação de jovens e adultos: um estudo exploratório.
Autor
Alvimar Correira Cardoso
Orientação
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho investigamos as concepções de professores de ciências, de uma escola da Região Metropolitana do Recife sobre os objetivos de ensinar ciências nas turmas da EJA, o conhecimento desses professores sobre os objetivos de ensino desta disciplina e as ligações que existem entre a sua prática pedagógica e esses objetivos. O referencial teórico utilizado baseou-se nas ideias de Vygotsky, Paulo Freire e nos princípios da Andragogia estabelecidos por Knowles. Para construção dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores não frequentam capacitações específicas e desconhecem o conteúdo da proposta curricular oficial para o ensino de ciências. Também indicaram a necessidade de formações continuadas que atendam as demandas mais urgentes e por fim explicitaram a importância da introdução de uma disciplina específica para o ensino de jovens e adultos nas grades curriculares nos cursos de Licenciatura.
Palavras Chave
Educação de jovens e adultos, concepções de professores.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor