Concepções de professores de Ciências sobre objetivos de ensino e prática pedagógica na Educação de jovens e adultos: um estudo exploratório.
Título
Concepções de professores de Ciências sobre objetivos de ensino e prática pedagógica na Educação de jovens e adultos: um estudo exploratório.
Concepções de professores de Ciências sobre objetivos de ensino e prática pedagógica na Educação de jovens e adultos: um estudo exploratório.
Autor
Alvimar Correira Cardoso
Alvimar Correira Cardoso
Orientação
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho investigamos as concepções de professores de ciências, de uma escola da Região Metropolitana do Recife sobre os objetivos de ensinar ciências nas turmas da EJA, o conhecimento desses professores sobre os objetivos de ensino desta disciplina e as ligações que existem entre a sua prática pedagógica e esses objetivos. O referencial teórico utilizado baseou-se nas ideias de Vygotsky, Paulo Freire e nos princípios da Andragogia estabelecidos por Knowles. Para construção dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores não frequentam capacitações específicas e desconhecem o conteúdo da proposta curricular oficial para o ensino de ciências. Também indicaram a necessidade de formações continuadas que atendam as demandas mais urgentes e por fim explicitaram a importância da introdução de uma disciplina específica para o ensino de jovens e adultos nas grades curriculares nos cursos de Licenciatura.
Neste trabalho investigamos as concepções de professores de ciências, de uma escola da Região Metropolitana do Recife sobre os objetivos de ensinar ciências nas turmas da EJA, o conhecimento desses professores sobre os objetivos de ensino desta disciplina e as ligações que existem entre a sua prática pedagógica e esses objetivos. O referencial teórico utilizado baseou-se nas ideias de Vygotsky, Paulo Freire e nos princípios da Andragogia estabelecidos por Knowles. Para construção dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores não frequentam capacitações específicas e desconhecem o conteúdo da proposta curricular oficial para o ensino de ciências. Também indicaram a necessidade de formações continuadas que atendam as demandas mais urgentes e por fim explicitaram a importância da introdução de uma disciplina específica para o ensino de jovens e adultos nas grades curriculares nos cursos de Licenciatura.
Palavras Chave
Educação de jovens e adultos, concepções de professores.
Educação de jovens e adultos, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor