Biologia interdisciplinar: avaliação do ambiente multimídia como facilitador do processo interdisciplinar de ensino aprendizagem usando o tema proteínas como modelo.
Título
Biologia interdisciplinar: avaliação do ambiente multimídia como facilitador do processo interdisciplinar de ensino aprendizagem usando o tema proteínas como modelo.
Biologia interdisciplinar: avaliação do ambiente multimídia como facilitador do processo interdisciplinar de ensino aprendizagem usando o tema proteínas como modelo.
Autor
Fernanda Serpa Cardoso
Fernanda Serpa Cardoso
Orientação
Helena Carla Castro Cardoso de Almeida
Helena Carla Castro Cardoso de Almeida
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A interdisciplinaridade tem ressurgido a partir da necessidade de uma visão global da realidade e da diferença existente entre o mercado de trabalho atual e aquele que existia há 10, 20, 30 anos atrás. Desta forma, se criou, nos últimos anos, uma demanda por novas formas de ensino e avaliação que considerem a capacidade de resolver questões interdisciplinares, assim como de professores atualizados também no contexto de outras disciplinas, que preparem o aluno para situações reais e adversas. Em virtude desta demanda, a presente dissertação tem como principal objetivo avaliar o conceito de interdisciplinaridade sobre diferentes perspectivas, envolvendo docentes (professores de Biologia e Química do ensino médio), discentes (alunos do Ensino Médio), avaliações formais (Exame de Qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ) e materiais didáticos (livros didáticos de Biologia do Ensino Médio). Com base nessa análise, objetivamos ainda, criar e avaliar um material multimídia interdisciplinar paradidático sobre o tema Proteínas, que permita uma maior compreensão do tema e interação entre as disciplinas afins, Biologia e Química. Os nossos resultados mostram que os professores de Biologia e Química apresentam dificuldades em lidar com processos interdisciplinares, seja pela falta de apoio das instituições, ou pela ausência de materiais de apoio, como livros didáticos. Os alunos também apresentam dificuldades em identificar processos interdisciplinares, e aparentemente, em resolver questões de caráter interdisciplinar presentes em avaliações formais. No entanto, quando apresentado o material multimídia sobre o tema Proteínas, que pode ser usado de forma interdisciplinar pelas disciplinas de Biologia e Química, houve um significativo grau de aceitação por ambas as partes, assim como uma melhoria no desempenho dos alunos em resolver as questões ditas interdisciplinares. Estes resultados indicam o sucesso do uso do material multimídia no processo de ensino-aprendizagem e apontam para a importância de investimento nesse tipo de material.
A interdisciplinaridade tem ressurgido a partir da necessidade de uma visão global da realidade e da diferença existente entre o mercado de trabalho atual e aquele que existia há 10, 20, 30 anos atrás. Desta forma, se criou, nos últimos anos, uma demanda por novas formas de ensino e avaliação que considerem a capacidade de resolver questões interdisciplinares, assim como de professores atualizados também no contexto de outras disciplinas, que preparem o aluno para situações reais e adversas. Em virtude desta demanda, a presente dissertação tem como principal objetivo avaliar o conceito de interdisciplinaridade sobre diferentes perspectivas, envolvendo docentes (professores de Biologia e Química do ensino médio), discentes (alunos do Ensino Médio), avaliações formais (Exame de Qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ) e materiais didáticos (livros didáticos de Biologia do Ensino Médio). Com base nessa análise, objetivamos ainda, criar e avaliar um material multimídia interdisciplinar paradidático sobre o tema Proteínas, que permita uma maior compreensão do tema e interação entre as disciplinas afins, Biologia e Química. Os nossos resultados mostram que os professores de Biologia e Química apresentam dificuldades em lidar com processos interdisciplinares, seja pela falta de apoio das instituições, ou pela ausência de materiais de apoio, como livros didáticos. Os alunos também apresentam dificuldades em identificar processos interdisciplinares, e aparentemente, em resolver questões de caráter interdisciplinar presentes em avaliações formais. No entanto, quando apresentado o material multimídia sobre o tema Proteínas, que pode ser usado de forma interdisciplinar pelas disciplinas de Biologia e Química, houve um significativo grau de aceitação por ambas as partes, assim como uma melhoria no desempenho dos alunos em resolver as questões ditas interdisciplinares. Estes resultados indicam o sucesso do uso do material multimídia no processo de ensino-aprendizagem e apontam para a importância de investimento nesse tipo de material.
Palavras Chave
Interdisciplinaridade, concepções de professor, concepções de alunos, paradidáticos, proteínas.
Interdisciplinaridade, concepções de professor, concepções de alunos, paradidáticos, proteínas.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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