Algumas relações possíveis entre o discurso da sala e sobre a sala de aula e o processo ensino-aprendizagem de Ciências
Título
Algumas relações possíveis entre o discurso da sala e sobre a sala de aula e o processo ensino-aprendizagem de Ciências
Algumas relações possíveis entre o discurso da sala e sobre a sala de aula e o processo ensino-aprendizagem de Ciências
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Autor
Fernanda Moreno Cardoso
Fernanda Moreno Cardoso
Orientação
Maria Cecília Camargo Magalhães
Maria Cecília Camargo Magalhães
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte
Ano
2000
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
De uma perspectiva sócio-histórica, esta investigação busca compreender o discurso de sala de aula de ciências de dois professores com formação acadêmica muito semelhante, mas que construíram ao longo de sua vida profissional representações distintas em relação ao processo ensino-aprendizagem. Fundamentado em construtos teóricos desenvolvidos por Vygotsky e Bakhtin sobre aprendizagem e linguagem, este trabalho discute as relações que se mostraram possíveis entre o contexto sócio-subjetivo construído na interação da sala de aula e o discurso aí produzido, em foco na fala do professor. As perguntas que orientam esta pesquisa são: 1) Qual a relação entre o contexto de produção construído na situação de sala de aula e os textos orais efetivamente construídos por professor e alunos, e 2) Como se articulam as concepções de ensino-aprendizagem de Ciências, com a concepção de mediação semiótica Os dados pesquisados provêm de aulas de Ciências para 5ªs séries, ministradas por dois professores diferentes em uma mesma escola da rede municipal da cidade de São Paulo, situada na periferia da zona Sul e foram acolhidos através de gravação em vídeo e/ou áudio. A metodologia de pesquisa é de cunho interpretativista e a análise dos dados coletados parte do conceito de representação tal como tratado por Magalhães (2000), utiliza categorias propostas por Bronckart (1997/1999) e por Fairclough (1989) para observar as marcas lingüísticas e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica desenvolvido por Vygotsky e as realizações discursivo-enunciativas reconhecidas por Bakhtin. Os resultados obtidos indicam que é possível estabelecer relações entre diferentes visões do mesmo objeto de pesquisa. Foram reconhecidos dois padrões interacionais distintos, que refletem representações diferentes e que confirmam em análises com categorias diversas.
De uma perspectiva sócio-histórica, esta investigação busca compreender o discurso de sala de aula de ciências de dois professores com formação acadêmica muito semelhante, mas que construíram ao longo de sua vida profissional representações distintas em relação ao processo ensino-aprendizagem. Fundamentado em construtos teóricos desenvolvidos por Vygotsky e Bakhtin sobre aprendizagem e linguagem, este trabalho discute as relações que se mostraram possíveis entre o contexto sócio-subjetivo construído na interação da sala de aula e o discurso aí produzido, em foco na fala do professor. As perguntas que orientam esta pesquisa são: 1) Qual a relação entre o contexto de produção construído na situação de sala de aula e os textos orais efetivamente construídos por professor e alunos, e 2) Como se articulam as concepções de ensino-aprendizagem de Ciências, com a concepção de mediação semiótica Os dados pesquisados provêm de aulas de Ciências para 5ªs séries, ministradas por dois professores diferentes em uma mesma escola da rede municipal da cidade de São Paulo, situada na periferia da zona Sul e foram acolhidos através de gravação em vídeo e/ou áudio. A metodologia de pesquisa é de cunho interpretativista e a análise dos dados coletados parte do conceito de representação tal como tratado por Magalhães (2000), utiliza categorias propostas por Bronckart (1997/1999) e por Fairclough (1989) para observar as marcas lingüísticas e estabelecer relações entre o processo de mediação semiótica desenvolvido por Vygotsky e as realizações discursivo-enunciativas reconhecidas por Bakhtin. Os resultados obtidos indicam que é possível estabelecer relações entre diferentes visões do mesmo objeto de pesquisa. Foram reconhecidos dois padrões interacionais distintos, que refletem representações diferentes e que confirmam em análises com categorias diversas.
Palavras Chave
Discurso; Ensino - Aprendizagem; Sala de Aula.
Discurso; Ensino - Aprendizagem; Sala de Aula.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor