A contextualização do experimento de baixo custo no ensino da Física: possibilidades de se criar um ambiente para mudança conceitual em sala de aula.
Título
A contextualização do experimento de baixo custo no ensino da Física: possibilidades de se criar um ambiente para mudança conceitual em sala de aula.
A contextualização do experimento de baixo custo no ensino da Física: possibilidades de se criar um ambiente para mudança conceitual em sala de aula.
Autor
Henrique Bezerra Cardoso
Henrique Bezerra Cardoso
Orientação
Josué Mendes Filho
Josué Mendes Filho
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Física
Departamento de Física
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Ambientes favoráveis onde o aluno possa desenvolver práticas experimentais satisfatórias para uma melhor compreensão dos fenômenos (como um bom laboratório) não se encontram disponíveis na grande maioria das escolas. O uso do experimento de baixo custo no ensino de física apresenta-se, então, como uma excelente opção para estudos exploratórios, encontrando-se ainda longe de ser esgotado. Baseado no modelo de mudança conceitual (MMC) propomos a aplicação de uma metodologia na qual o experimento de baixo custo seja um fator motivante para a aprendizagem. Exploramos, baseado neste modelo, o tópico "movimento de queda livre dos corpos". Nosso estudo mostrou que a metodologia adotada contribuiu de forma positiva para a aprendizagem possibilitando a ampliação conceitual dos alunos. Entretanto, a ocorrência de uma mudança conceitual num sentido mais amplo, não foi possível de ser verificada no presente trabalho.
Ambientes favoráveis onde o aluno possa desenvolver práticas experimentais satisfatórias para uma melhor compreensão dos fenômenos (como um bom laboratório) não se encontram disponíveis na grande maioria das escolas. O uso do experimento de baixo custo no ensino de física apresenta-se, então, como uma excelente opção para estudos exploratórios, encontrando-se ainda longe de ser esgotado. Baseado no modelo de mudança conceitual (MMC) propomos a aplicação de uma metodologia na qual o experimento de baixo custo seja um fator motivante para a aprendizagem. Exploramos, baseado neste modelo, o tópico "movimento de queda livre dos corpos". Nosso estudo mostrou que a metodologia adotada contribuiu de forma positiva para a aprendizagem possibilitando a ampliação conceitual dos alunos. Entretanto, a ocorrência de uma mudança conceitual num sentido mais amplo, não foi possível de ser verificada no presente trabalho.
Palavras Chave
mudança conceitual, ensino de física.
mudança conceitual, ensino de física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método