Representações sociais de natureza: o jogo institucional na formação de professores de Biologia.
Título
Representações sociais de natureza: o jogo institucional na formação de professores de Biologia.
Representações sociais de natureza: o jogo institucional na formação de professores de Biologia.
Autor
Igor Barros da Franca Cardoso
Igor Barros da Franca Cardoso
Orientação
Eliane Brígida Morais Falcão
Eliane Brígida Morais Falcão
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Saúde
Centro de Ciências da Saúde
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
De que modo a formação oferecida a futuros professores de ciências e biologia contribui para a construção de um pensamento acerca da relação do homem com a natureza Representações sociais de natureza de estudantes do terceiro ano do ensino médio e de universitários nos momentos iniciais e finais do curso de biologia foram identificadas e analisadas através de questionário e da metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Buscou-se estabelecer uma análise comparativa entre os grupos, de modo a identificar as influências dos contextos educacionais específicos sobre a representação social de natureza dos estudantes, isto é, como as tendências e práticas escolares e acadêmicas direcionaram os discursos dos estudantes, com ênfase no discurso dos licenciandos. Os resultados mostraram que a representação dos estudantes em fase de conclusão da licenciatura apresentou por um lado uma noção abrangente e inclusiva, e por outro, uma visão limitada no que diz respeito aos valores que permeiam os diferentes momentos, aspectos ou temas da vida social, aí incluída a vida acadêmica. Isto mostra relação com a prioridade conferida pela unidade à produção científica, o que por vezes subvaloriza discussões sobre aspectos da filosofia e sociologia da ciência. Identificou-se demandas de uma reflexão crítica tanto sobre o tema natureza como sobre a compreensão de aspectos complexos que condicionam a produção do conhecimento científico.
De que modo a formação oferecida a futuros professores de ciências e biologia contribui para a construção de um pensamento acerca da relação do homem com a natureza Representações sociais de natureza de estudantes do terceiro ano do ensino médio e de universitários nos momentos iniciais e finais do curso de biologia foram identificadas e analisadas através de questionário e da metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Buscou-se estabelecer uma análise comparativa entre os grupos, de modo a identificar as influências dos contextos educacionais específicos sobre a representação social de natureza dos estudantes, isto é, como as tendências e práticas escolares e acadêmicas direcionaram os discursos dos estudantes, com ênfase no discurso dos licenciandos. Os resultados mostraram que a representação dos estudantes em fase de conclusão da licenciatura apresentou por um lado uma noção abrangente e inclusiva, e por outro, uma visão limitada no que diz respeito aos valores que permeiam os diferentes momentos, aspectos ou temas da vida social, aí incluída a vida acadêmica. Isto mostra relação com a prioridade conferida pela unidade à produção científica, o que por vezes subvaloriza discussões sobre aspectos da filosofia e sociologia da ciência. Identificou-se demandas de uma reflexão crítica tanto sobre o tema natureza como sobre a compreensão de aspectos complexos que condicionam a produção do conhecimento científico.
Palavras Chave
Biologia, meio ambiente, natureza, representação social, formação inicial
Biologia, meio ambiente, natureza, representação social, formação inicial
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores