A cientifização da prática pedagógica: o papel da Biologia na formação do professor nos anos 10.

Título
A cientifização da prática pedagógica: o papel da Biologia na formação do professor nos anos 10.
Autor
Jorge Alexandre Nogared Cardoso
Orientação
Olinda Evangelista
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Essa pesquisa centra-se na leitura dos anos 10 do século XX, no âmbito da educação escolar, no estado de Santa Catarina. Buscamos compreender as relações entre organização do modo de produção, concepção de homem e papel atribuído às Ciências Naturais, notadamente a Biologia, na formação dos normalistas da escola normal catarinense. Tal período evidenciou-se como palco de reestruturação significativa na rede de ensino público catarinense, a cargo do educador paulista Orestes Guimarães, na qual deu-se grande ênfase ao projeto de formação técnica do professor primário. A investigação foi efetuada por meio de consulta a fontes primárias - de cunho oficial e obras didáticas de história natural -, e áreas correlatas, utilizadas nos programas estatais de ensino. Fontes secundárias deram suporte para o entendimento das determinações históricas da década em questão. Os dados coligidos permitiram apreender a relação entre o projeto educacional catarinense e o paulista, com tônica em autores franceses na área de ciências naturais. Destacamos nessa produção o papel atribuído à biologia, disciplina importante para a conformação científica da prática pedagógica. Este campo de pesquisa revelou-se promissor no desvelamento da história educacional catarinense, resgatando suas origens e o ideário que permeou sua trajetória.
Palavras Chave
história, educação, biologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas