Processos de recontextualização no ensino de Ciências da escola do campo: a visão de professores do sertão sergipano.

Título
Processos de recontextualização no ensino de Ciências da escola do campo: a visão de professores do sertão sergipano.
Autor
Lívia de Rezende Cardoso
Orientação
Maria Inêz Oliveira Araújo
Instituição
FUFS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
São Cristóvão/BA
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Foi a partir da interação entre desenvolvimento cientifico, econômico e tecnológico com as implicações sócias envolvidas que surgiu um importante movimento pedagógico denominado Ciência, Tecnologia e Sociedade. A partir disso, o ensino de Ciências em que apresentava seus conteúdos como algo neutro, pronto e imutável, para ser entendido como processo, como construção humana. Nessa perspectiva, é fundamental pensar numa alfabetização cientifica ligada a realidade em que o educando está inserido, respeitando suas especificidades e modos de ler o mundo. Reflexões essas que coincidem com os pressupostos do movimento “Por uma Educação do Campo”. Surgido a partir de 1995, esse movimento defende uma escola do campo com um lugar em que se produz o conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Portanto, essa pesquisa buscou investigar em que medida as dimensões recontextualizadoras são desenvolvidas nas aulas de Ciências em escolas do campo do sertão sergipano. Essas considerações prenunciam uma abordagem metodológica qualitativa na presente investigação, que teve como ferramentas de dados: entrevista e questionários junto aos professores de Ciências de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental dessas escolas. Objetivou-se interrogá-los quanto as suas práticas pedagógicas: de que maneira elas são desenvolvidas, se abordam conteúdos com a problemática local, quase estratégias são utilizadas para suprir algumas deficiências caso apresentem, que recursos eles se valem para ajudar em suas aulas e quase conteúdos eles atribuem um maior cuidado ao abordar, devido ao fato de serem mais difíceis para ensinar ou de serem aprendidos pelos alunos. Constatou-se que os professores pesquisados conhecem os principais problemas enfrentados pelos alunos – miséria, condições precárias de vida, tipo e condições de trabalho. No entanto, a maioria tem uma visão que não supera a do senso comum em torno dessa realidade, não refletem sobre aquilo que vêem e precisam lidar no cotidiano escolar. Além disso, demonstraram possuir um certo nível de conhecimento acerca da importância de os alunos do campo serem alfabetizados cientificamente, entretanto, alguns conhecem apenas o aceitável par ser professor de um público com tantas necessidades de emancipação. Outros parecem avaliar o contexto dos alunos com mais cuidado e proximidade. Da mesma forma, alguns deram razoes mais superficiais para essa necessidade de ensinar Ciências, de alcance apenas pessoal. Enquanto outros trouxeram exemplo mais globais envolvendo aspectos socioculturais e políticos em determinadas situações. Isso nos faz questionar quanto a formação inicial recebida por esses professores, visto que os cursos de Licenciatura configuram-se de modo a não comportar as necessidades da educação do campo, formando profissionais deficientes para atuar na demanda de escolas.
Palavras Chave
Educação do campo, ensino de Ciências, recontextualização, CTS.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor