Análise crítica do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em Boa Vista/RR: Construindo diagnóstico e propondo alternativas metodológicas e de conteúdos.

Título
Análise crítica do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em Boa Vista/RR: Construindo diagnóstico e propondo alternativas metodológicas e de conteúdos.
Autor
Sandra Moraes da Silva Cardozo
Orientação
Edson Roberto Oaigen
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente estudo refletiu a importância do Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, numa perspectiva de Ausubel, usando como ferramenta Mapas Conceituais. A pesquisa foi desenvolvida no período de dezembro de 2004 até junho de 2005, tendo como amostra professores das escolas municipais de Boa Vista-RR, que cursavam Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima e professores Estaduais de Boa Vista-RR que cursavam o Normal Superior no Instituto Superior de Educação de Roraima-ISE. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, coletando informações sobre a realidade do Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e possibilitando a construção de um diagnóstico. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados 160 questionários e a produção de Mapas Conceituais por alunos das 3ª e 4ª séries de escolas Municipais. Constatou-se neste estudo que os professores necessitam de uma formação mais qualificada relacionada aos conhecimentos científicos, podendo compartilhar com seus alunos experiências mais efetivas e significativas. O trabalho aponta para a necessidade de formação do professor na área do Ensino de Ciências, em relação ao próprio domínio de conteúdos e experiências com práticas experimentais importante de Ensino. Os professores apresentam pouco ou quase nenhum conhecimento sobre Aprendizagem Significativa, dificultando o desenvolvimento da pesquisa. Também apresentam concepções simplistas de ministrar aulas e utilizar recursos didáticos e tecnológicos. O estudo realizado propôs uma organização do Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa, como caminho metodológico para superar algumas visões fragmentadas e lineares sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno no processo educativo e construindo uma concepção de Ensino de Ciências de forma mais relevante e significativa para os alunos e professores. Neste contexto usamos os Mapas Conceituais como uma das ferramentas condizentes com a Aprendizagem Significativa para desenvolver a potencialidade cognitiva do aluno na construção de conceitos no Ensino de Ciências de forma criativa, coletiva e valorizando os princípios da Teoria Cognitivista de Ausubel. A viabilização é possível, desde que as ações sejam direcionadas para a formação do professor dentro de um processo de reflexão crítica e investigativa, além dos domínios de conteúdos necessários a sua formação inicial e continuada, pois acreditamos que por meio destes processos o professor terá mais condições de desenvolver ensino e aprendizagem significativa. Por outro lado, o Ensino de Ciências, numa perspectiva de Aprendizagem Significativa Crítica em que o professor tenha clareza de que existem elementos relevantes a serem percebidos ao desenvolver um ensino de qualidade. Refletimos nesta pesquisa, a importância do uso de Mapas Conceituais no Ensino de Ciências para efetivar uma avaliação e uma instrução de maneira mais condizente com a proposta de Aprendizagem Significativa. Por último, propomos um Programa de Formação Continuada para os professores, alicerçado nos princípios da Aprendizagem Significativa e no uso de Mapas Conceituais. Para tanto é fundamental a realização de atividades de campo, como trilhas ecológicas e temáticas, buscando a vivência dos processos científicos envolvidos na construção do conhecimento. Queremos contribuir com uma formação mais efetiva do professor e com uma aprendizagem em que os alunos possam se desenvolver plenamente, e assim tornar o Ensino de Ciências nas séries iniciais no Estado de Roraima, potencialmente relevante.
Palavras Chave
ensino de ciências, mapas conceituais.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos, Características do Professor