O currículo científico com o povo indígena Tupinikin: a tomada de consciência dos instrumentos socioculturais.

Título
O currículo científico com o povo indígena Tupinikin: a tomada de consciência dos instrumentos socioculturais.
Educação (Currículo)
Autor
Claudio David Cari
Orientação
Antonio Chizzotti
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida a fim de analisar as contribuições para a tomada de consciência dos instrumentos socioculturais visando à recriação da identidade cultural na proposta curricular para a área de Ciências Naturais, do primeiro ciclo do ensino fundamental, da escola da aldeia “Pau Brasil”, da etnia Tupinikim realizada no ano 2003. Ela responde a um compromisso adquirido com o INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO – IPE de contribuir com o processo de recriação do currículo da área de Ciências Naturais da Educação Indígena, que seja diferenciada, específica, intercultural e bilíngüe com e para as populações indígenas Tupinikim e Guarani do município de Aracruz – ES. É resultado de uma análise qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa visual. Dessa forma, seleciona, observa e analisa videotapes e documentos do processo de ensino-aprendizagem da referida escola, fundamentando-se, principalmente, nas contribuições teóricas do Sociointeracionismo. Seus resultados apontam que a proposta curricular do ano de 2003 do ensino de Ciências Naturais, ao mesmo tempo em que orientava para um processo de recriação da identidade cultural para esta área de ensino, limitava esta recriação. Também constata que o processo de ensino norteado por essa proposta foi centrado na perspectiva dos conteúdos, tanto científico quanto da cultura Tupinikim. Nesse contexto, a pesquisa identifica ainda que não se concretizou a tomada de consciência de alguns instrumentos socioculturais, por parte dos alunos, no que se refere às Ciências Naturais.
Palavras Chave
currículo, educação indígena, ensino de ciências naturais.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas