Uma análise da abordagem da educação ambiental das escolas de Mafra, SC.
Título
Uma análise da abordagem da educação ambiental das escolas de Mafra, SC.
Uma análise da abordagem da educação ambiental das escolas de Mafra, SC.
Autor
Roberto Carlos
Roberto Carlos
Orientação
Lúcia Sevegnani
Lúcia Sevegnani
Instituição
FURB
FURB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Tecnológicas
Centro de Ciências Tecnológicas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Blumenau/SC
Blumenau/SC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Com educação ambiental, o sujeito é subsidiado de conhecimentos e conceitos que constroem seu aprendizado e possibilita interagir no meio, exercendo funções, capacitando-o. Também, conscientiza o sujeito da problemática existente no meio, advinda de atitudes e ações incoerentes. A educação ambiental contribui para a socialização de conhecimentos, princípio comum para a sobrevivência humana. Através dessa pesquisa realizada na rede de ensino do município de Mafra/SC, analisou-se o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas do município, que busca a conscientização do aluno durante seu processo de formação. O que é efetivado como atividades na escola e comunidade, contextualizando a problemática local, as parcerias que buscam a coletividade em atividades, e as formas e meios de desenvolver estas. Buscou-se saber ainda, se na caracterização estrutural e espaço escolar, assim como nos fundamentos dos planos pedagógicos, é possibilitado ao sujeito, uma formação com coerência naquilo que lhe é sugerido como adequado e necessário. Utilizou-se como amostragem, 20 das escolas da rede de ensino do município, sendo 10 delas da municipal, 9 da estadual e 1 da particular. Todos os diretores das escolas da amostragem, ofereceram subsídios à pesquisa e 134 dos professores, colaboraram com os resultados obtidos. Através disso, buscou-se recomendar alternativas de ações durante o processo pedagógico que se desenvolve na escola, que possibiitem conscientização do sujeito durante sua formação. No decorrer da pesquisa, constatou-se que existem inconformidades no processo de conscientização do aluno. Não é inserido nos planos pedagógicos, princípios para desenvolver o espírito crítico e promover mudanças de paradigmas na rede municipal e particular de ensino. Na rede particular, ainda é inexistente os princípios da reflexão sobre o homem e a natureza e concretização de ações no meio. Somente na rede particular, ocorre a separação de resíduos no pátio da escola. Na rede municipal, não ocorre atividades envolvendo a comunidade e somente 22% das estaduais efetivam isso. Em somente 11,1% das escolas estaduais, o pátio limpo e organizado é 33,3% delas, tem estruturas limpas. Em 60% das escolas municipais existe córrego próximo, sem cuidados. Na estadual, das 44,4% que possuem somente 11,1% que efetivam cuidados. Na particular nada é feito. Uma escola municipal e outra estadual, possuem horta, que é inexistente na particular, 70% dos diretores na rede municipal não promovem atividades com enfoque ambiental na escola e 33,3% da estadual; 45% dos professores da rede municipal não participam de atividades com enfoque ambiental, 43,9% na estadual e 49,7% na particular; 10% das escolas municipais efetivam ações na comunidade, com 44,4% das estaduais e somente quando pode, na particular. Concluiu-se que muitas das escolas da rede de ensino, precisam rever suas estratégias pedagógicas, sua performance junto aos alunos e a maneira de efetivarem ações da comunidade, se quiserem cumprir seu papel de formação e construção de cidadania no sujeito.
Com educação ambiental, o sujeito é subsidiado de conhecimentos e conceitos que constroem seu aprendizado e possibilita interagir no meio, exercendo funções, capacitando-o. Também, conscientiza o sujeito da problemática existente no meio, advinda de atitudes e ações incoerentes. A educação ambiental contribui para a socialização de conhecimentos, princípio comum para a sobrevivência humana. Através dessa pesquisa realizada na rede de ensino do município de Mafra/SC, analisou-se o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas do município, que busca a conscientização do aluno durante seu processo de formação. O que é efetivado como atividades na escola e comunidade, contextualizando a problemática local, as parcerias que buscam a coletividade em atividades, e as formas e meios de desenvolver estas. Buscou-se saber ainda, se na caracterização estrutural e espaço escolar, assim como nos fundamentos dos planos pedagógicos, é possibilitado ao sujeito, uma formação com coerência naquilo que lhe é sugerido como adequado e necessário. Utilizou-se como amostragem, 20 das escolas da rede de ensino do município, sendo 10 delas da municipal, 9 da estadual e 1 da particular. Todos os diretores das escolas da amostragem, ofereceram subsídios à pesquisa e 134 dos professores, colaboraram com os resultados obtidos. Através disso, buscou-se recomendar alternativas de ações durante o processo pedagógico que se desenvolve na escola, que possibiitem conscientização do sujeito durante sua formação. No decorrer da pesquisa, constatou-se que existem inconformidades no processo de conscientização do aluno. Não é inserido nos planos pedagógicos, princípios para desenvolver o espírito crítico e promover mudanças de paradigmas na rede municipal e particular de ensino. Na rede particular, ainda é inexistente os princípios da reflexão sobre o homem e a natureza e concretização de ações no meio. Somente na rede particular, ocorre a separação de resíduos no pátio da escola. Na rede municipal, não ocorre atividades envolvendo a comunidade e somente 22% das estaduais efetivam isso. Em somente 11,1% das escolas estaduais, o pátio limpo e organizado é 33,3% delas, tem estruturas limpas. Em 60% das escolas municipais existe córrego próximo, sem cuidados. Na estadual, das 44,4% que possuem somente 11,1% que efetivam cuidados. Na particular nada é feito. Uma escola municipal e outra estadual, possuem horta, que é inexistente na particular, 70% dos diretores na rede municipal não promovem atividades com enfoque ambiental na escola e 33,3% da estadual; 45% dos professores da rede municipal não participam de atividades com enfoque ambiental, 43,9% na estadual e 49,7% na particular; 10% das escolas municipais efetivam ações na comunidade, com 44,4% das estaduais e somente quando pode, na particular. Concluiu-se que muitas das escolas da rede de ensino, precisam rever suas estratégias pedagógicas, sua performance junto aos alunos e a maneira de efetivarem ações da comunidade, se quiserem cumprir seu papel de formação e construção de cidadania no sujeito.
Palavras Chave
educação ambiental.
educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
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