A linguagem matemática em uma aula experimental de Física.
Título
A linguagem matemática em uma aula experimental de Física.
A linguagem matemática em uma aula experimental de Física.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Alex Bellucco do Carmo
Alex Bellucco do Carmo
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa, estudamos como, em uma seqüência de laboratório investigativo, alunos e professor associam a linguagem matemática (incluindo gráfica e algébrica) com as linguagens oral, escrita, gestual e a das representações visuais para construir os significados científicos. Para alcançar nossos objetivos, fizemos uma revisão de como as diversas linguagens da cultura científica se articulam para edificar os conhecimentos científicos, sendo a linguagem matemática uma das mais importantes e da qual destacamos duas características: integração da escrita com representações visuais e construção de meios para que os fenômenos possam ser "vistos" nos seus recursos. A partir dessa revisão, foi possível salientar pontos relevantes no ensino-aprendizagem de ciências, como, por exemplo: deve-se aprender não somente nas suas linguagens, mas também sobre elas e, também, retomar, na sala de aula, o processo de produção das diversas formas da escrita científica, incluindo a Matemática. Transcrevemos a escrita do quadro negro, as falas e os gestos de quatro aulas duplas de um laboratório investigativo que tinha por objetivo investigar como a água aquece. As gravações foram feitas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A fim de resolver o problema proposto, analisamos as aulas que tratavam da transformação dos dados de uma tabela em um gráfico e deste em linguagem algébrica, situação em que a linguagem matemática se torna evidente. Com os dados obtidos, foi possível analisar as diferentes linguagens, revelando alguns aspectos importantes desse tipo de aula. Ao mostrar gradualmente como integrar os recursos matemáticos (tipológico e topológico) à linguagem científica, o professor cria condições para que os estudantes possam enxergar o fenômeno na linguagem gráfica e na algébrica.
Nesta pesquisa, estudamos como, em uma seqüência de laboratório investigativo, alunos e professor associam a linguagem matemática (incluindo gráfica e algébrica) com as linguagens oral, escrita, gestual e a das representações visuais para construir os significados científicos. Para alcançar nossos objetivos, fizemos uma revisão de como as diversas linguagens da cultura científica se articulam para edificar os conhecimentos científicos, sendo a linguagem matemática uma das mais importantes e da qual destacamos duas características: integração da escrita com representações visuais e construção de meios para que os fenômenos possam ser "vistos" nos seus recursos. A partir dessa revisão, foi possível salientar pontos relevantes no ensino-aprendizagem de ciências, como, por exemplo: deve-se aprender não somente nas suas linguagens, mas também sobre elas e, também, retomar, na sala de aula, o processo de produção das diversas formas da escrita científica, incluindo a Matemática. Transcrevemos a escrita do quadro negro, as falas e os gestos de quatro aulas duplas de um laboratório investigativo que tinha por objetivo investigar como a água aquece. As gravações foram feitas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A fim de resolver o problema proposto, analisamos as aulas que tratavam da transformação dos dados de uma tabela em um gráfico e deste em linguagem algébrica, situação em que a linguagem matemática se torna evidente. Com os dados obtidos, foi possível analisar as diferentes linguagens, revelando alguns aspectos importantes desse tipo de aula. Ao mostrar gradualmente como integrar os recursos matemáticos (tipológico e topológico) à linguagem científica, o professor cria condições para que os estudantes possam enxergar o fenômeno na linguagem gráfica e na algébrica.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Física; Linguagem Científica; Matemática.
Ensino-Aprendizagem; Física; Linguagem Científica; Matemática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método