Utilização da imagem e criação de meios alternativos para a Educação e difusão de Ciência.

Título
Utilização da imagem e criação de meios alternativos para a Educação e difusão de Ciência.
Autor
Diucenio Afonso Rangel do Carmo
Orientação
Leopoldo de Meis
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A dissertação trata da importância da imagem na transmissão de conhecimento, e como a educação e a divulgação científica podem se valer de diversos meios que, utilizando a imagem tornam essa transmissão mais efetiva e interessante. Na introdução estudamos como, na história do homem, a imagem foi utilizada em diversos contextos, para registro de conhecimento. Após a imprensa de Gutemberg, a escrita passou a predominar sobre a imagem. Com a evolução das técnicas de impressão, nos últimos 20 anos, houve um ressurgimento da imagem impressa, que vem desempenhando um papel cada vez mais importante na transmissão do saber. Este ressurgimento pode ser notado em diversas áreas do conhecimento, inclusive em livros de bioquímica. Nesta dissertação apresentamos três álbuns em quadrinhos, e em vídeo, que documenta uma apresentação de teatro, visando a educação e a divulgação científica. Os álbuns foram, e continuam sendo, distribuídos entre professores e alunos assim como para salas de leitura de escolas públicas. A peça foi apresentada, e já fomos convidados para outras apresentações, em diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria) e São Paulo. Dois dos anexos incluem cartas que documentam a repercussão de nosso trabalho.
Palavras Chave
imagem, transmissão de conhecimento.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos