A formação de professores de Química em curso de licenciatura

Título
A formação de professores de Química em curso de licenciatura
Ensino de Ciências
Autor
Alexandre Rodrigues Gaspari
Orientação
Adelaide Faljoni-Alario
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Multiunidades - USP
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse estudo coloca em pauta a formação de professores de Química em curso de Licenciatura em uma perspectiva que aponta para a formação de professores reflexivos que atuem como investigadores na elaboração dos conhecimentos essenciais a uma prática eficiente em sala de aula. A pesquisa desenvolveu-se em três partes: análise das estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Química (diurno) e Licenciatura Integrada Química/Física (noturno) dos anos de 1999 e 2007 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); pesquisa de campo na disciplina de Prática de Ensino em Química e Estágio Supervisionado 1 e aplicação de questionários a licenciandos e licenciados desses cursos de Licenciatura em Química. Os resultados revelam a necessidade de uma revisão nos cursos de formação inicial de professores de Química e apontam o potencial de uma abordagem prático-reflexiva para essa formação como uma possível contribuição para as necessárias mudanças no ensino de Química em nossas escolas.
Palavras Chave
formação de professores(quimica), curso licenciatura(química), Prática de Ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Professores