Consumo Energético: Um Tema para o Presente ou para o Futuro

Título
Consumo Energético: Um Tema para o Presente ou para o Futuro
Autor
Guilherme Germano Kilpp
Orientação
Ieda Maria Giongo
Instituição
UNIVATES
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades e limitações de ampliar conceitos relativos à energia no âmbito da disciplina de Física, bem como tal ampliação pode fomentar as discussões acerca da necessidade de se repensar o alto consumo energético no cotidiano. A pesquisa e a prática pedagógica que engendraram a dissertação foram desenvolvidas junto a uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola em um município no interior do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos aos conceitos de energia como: fontes de energia, tipos de energia, medidas de energia, transformações energéticas, equilíbrio térmico, rendimento de máquinas, aproveitamento de energia em seus entrecruzamentos com os estudos que preconizam a importância da investigação das ideias prévias dos alunos conforme descritas nos estudos de Harres (1990). O material de pesquisa está constituído por questionário de ideias prévias, material escrito e produzido pelos alunos durante as aulas e anotações do pesquisador em um diário de campo. A análise efetuada sobre o material de pesquisa mostrou que, inicialmente, os alunos não demonstravam conhecimento científico mais adequado a respeito de energia e tampouco problematizavam questões relativas ao alto consumo energético diário. Também foi possível inferir que a utilização do material didático elaborado pelo pesquisador permitiu alteração das ideias prévias dos alunos acerca da temática pesquisada, bem como se tornou central para discussões que apontam para a necessidade de toda a sociedade economizar energia.
Palavras Chave
Ensino-aprendizagem de física; consumo energético

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno