Soluções: Tema central da elaboração do conhecimento Químico Escolar
Título
Soluções: Tema central da elaboração do conhecimento Químico Escolar
Soluções: Tema central da elaboração do conhecimento Químico Escolar
Educação nas Ciências
Autor
Alvina Canal Kinalski
Alvina Canal Kinalski
Orientação
Otavio Aloisio Maldaner
Otavio Aloisio Maldaner
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Departamento de Pedagogia
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objeto deste trabalho é evidenciar que o tema Soluções pode ser central na elaboração do conhecimento químico escolar significativo. A abordagem mostrou-se verdadeira nos livros pesquisados de Química Superior, enquanto na forma tradicional a Química do Ensino Médio e nos programas tradicionais de Escolas, apresenta o tema Soluções de forma isolada, num capítulo separado, desconsiderando as interações entre as partículas na formação das soluções. Com isso perde-se situações importantes para a constituição de um verdadeiro pensamento químico sobre o mundo material. A abordagem teórica utilizada é a histórico-cultural, com base nos postulados de Vygotsky relativo à constituição e desenvolvimento dos conceitos e a constituição de sujeitos em interação nas relações pedagógicas. Na interação com os professores foi possível observar um avanço qualitativo frente ao tema, passando a haver uma preocupação com a centralidade do conceito e com novas possibilidades de elaborar propostas alternativas de ensino com esse enfoque.
O objeto deste trabalho é evidenciar que o tema Soluções pode ser central na elaboração do conhecimento químico escolar significativo. A abordagem mostrou-se verdadeira nos livros pesquisados de Química Superior, enquanto na forma tradicional a Química do Ensino Médio e nos programas tradicionais de Escolas, apresenta o tema Soluções de forma isolada, num capítulo separado, desconsiderando as interações entre as partículas na formação das soluções. Com isso perde-se situações importantes para a constituição de um verdadeiro pensamento químico sobre o mundo material. A abordagem teórica utilizada é a histórico-cultural, com base nos postulados de Vygotsky relativo à constituição e desenvolvimento dos conceitos e a constituição de sujeitos em interação nas relações pedagógicas. Na interação com os professores foi possível observar um avanço qualitativo frente ao tema, passando a haver uma preocupação com a centralidade do conceito e com novas possibilidades de elaborar propostas alternativas de ensino com esse enfoque.
Palavras Chave
Educação; Química; Soluções; Sala de Aula
Educação; Química; Soluções; Sala de Aula
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas