Projeto Circuito Ciência: orientação para pesquisa e atividades científicas com alunos de escolas de ensino fundamental em São Paulo-SP.

Título
Projeto Circuito Ciência: orientação para pesquisa e atividades científicas com alunos de escolas de ensino fundamental em São Paulo-SP.
Autor
Ivo Leite Filho
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburger
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Os Centros e Museus de Ciências se tornaram nas últimas décadas fonte para temáticas de pesquisas educacionais. O presente projeto foi implementado em 6(seis) escolas municipais da região oeste de São Paulo com grupos de alunos da 6ª série à 8ª série do Ensino Fundamental, durante dezenove meses, no biênio 2000-2001. Teve como objetivos: 1-Planejar e Organizar com os estudantes e professores atividades orientadas para pesquisa científica; 2-Acompanhar, registrar e descrever o desenvolvimento dessas atividades entre os integrantes do Projeto e sua relação com as escolas; 3- Avaliar o Projeto Circuito Ciência como ação de um Centro de Ciências em escolas de Ensino Fundamental. A equipe do Projeto Circuito Ciência constou do autor e de três estudantes de graduação, selecionados do quadro de monitores da Estação Ciência: um da área de ciências exatas, um das ciências biológicas, e, posteriormente, um de ciências humanas e sociais. Foram realizadas com os alunos seminários, visitas a instituições de pesquisa e a museus. Como parte da produção científica eles elaboraram relatórios, registros das reuniões e orientações para coletas de dados e, ao final, apresentação de comunicação em congresso. Os alunos formularam e executaram projetos de pesquisas. Ocorreram reuniões semanais com os alunos, em cada escola, e reuniões gerais periódicas com os alunos, professores, pais ou responsáveis, para preparar saídas extra-classe, viagens, avaliar o desempenho escolar e as atividades de iniciação científica, e ainda apresentação pública pelos alunos dos trabalhos realizados. Projeto contou inicialmente com 171 alunos, dos quais 66 concluíram os relatórios finais dos trabalhos e foram apresentados na forma de painéis (posters) na 53ª Reunião Anual da SBPC. Os grupos de alunos foram constituído por até 5 integrantes cada, com total de 30 trabalhos, sobre: ciências humanas (43%); ciências sociais e aplicada (20%); ciências biológicas (13%); ciências da saúde (7%); ciências exatas e da terra (7%); lingüística, letras e artes (7%) e ciências agrárias (3%). Nesta pesquisa estudamos o processo educacional, à luz de J. Dewey, J.Brunner e Urie. Bronfenbrenner, desde a formação dos grupos de trabalhos entre os alunos, suas produções, seus centros de interesses e as metodologias de pesquisas utilizadas (procura de referências bibliográficas, coleta e análise de dados, redação de resumos e apresentação de painéis). Houve uma iniciação científica para os alunos participantes, onde um Centro de Ciências (Estação Ciência) foi um canal importante entre as Escolas e a Universidade.
Palavras Chave
atividades científicas no Ensino Fundamental, iniciação científica, Centro de Ciências.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas