Concepções de alunos de 5ª série sobre a problemática do lixo: bases para mudanças no ensino formal.
Título
Concepções de alunos de 5ª série sobre a problemática do lixo: bases para mudanças no ensino formal.
Concepções de alunos de 5ª série sobre a problemática do lixo: bases para mudanças no ensino formal.
Autor
Patrícia Cristina Silva Leme
Patrícia Cristina Silva Leme
Orientação
Nivaldo Nale
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Centro de Educação e de Ciências Humanas
Ano
2000
2000
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nas últimas décadas, pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem, particularmente na área do ensino de Ciências, têm atentado para a importância de se considerar as concepções que os alunos trazem ao submeterem-se ao ensino de determinados conteúdos. Essas concepções, chamadas de alternativas, prévias, espontâneas, são vistas como fundamentais para o sucesso de processos de ensino-aprendizagem e, portanto, conhecê-las é um passo importante. Nesta pesquisa, identificam-se e caracterizam-se as concepções de alunos de 11-13 anos sobre vários aspectos relacionados à problemática do lixo, questão que vem se destacando, seja pela preocupação com a crescente geração de resíduos, seja pelo seu potencial educativo. A pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira, apresentam-se os resultados obtidos com a aplicação de um questionário diagnóstico, a 32 alunos de uma classe da 5ª série, que evidenciou, entre outros resultados, que alguns alunos acreditavam que o lixo de suas casas tem com destino final a reciclagem. Como os resíduos do município onde os sujeitos residem são destinados ao aterro municipal, optou-se por melhor investigá-la. Desta forma, na segunda etapa descrevem-se, de modo pormenorizado, as concepções obtidas por uma entrevista sobre as concepções de reciclagem. Constatou-se que os alunos desconhecem o tratamento e disposição final do lixo de seu município, o que permite, para alguns, construir a falsa idéia de que os resíduos descartados no lixo convencional são reciclados. Na terceira etapa estão os dados de uma segunda entrevista, com 5 alunos, ainda desvendando suas concepções, mas de modo mais aprofundado e na própria residência dos sujeitos, onde considerou-se que eles poderiam responder mais espontaneamente. Concluiu-se que os alunos trazem consigo uma riqueza de concepções que certamente influenciarão seu aprendizado sobre a temática lixo. Contudo, dado o caráter pouco consistente de algumas dessas concepções, elas não parecem ser obstáculo ao aprendizado de conceitos científicos relativos ao tema. Por outro lado, os valores, crenças e aspectos afetivos inerentes a algumas concepções, como a forte idéia de que lixo é nojento e de que transmite doenças, podem ser empecilho a mudanças atitudinais e de comportamento. Ao final, sugerem-se atividades que podem ser conduzidas em aula, com o objetivo de trabalhar didaticamente o tema, levando em consideração as concepções prévias dos alunos.
Nas últimas décadas, pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem, particularmente na área do ensino de Ciências, têm atentado para a importância de se considerar as concepções que os alunos trazem ao submeterem-se ao ensino de determinados conteúdos. Essas concepções, chamadas de alternativas, prévias, espontâneas, são vistas como fundamentais para o sucesso de processos de ensino-aprendizagem e, portanto, conhecê-las é um passo importante. Nesta pesquisa, identificam-se e caracterizam-se as concepções de alunos de 11-13 anos sobre vários aspectos relacionados à problemática do lixo, questão que vem se destacando, seja pela preocupação com a crescente geração de resíduos, seja pelo seu potencial educativo. A pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira, apresentam-se os resultados obtidos com a aplicação de um questionário diagnóstico, a 32 alunos de uma classe da 5ª série, que evidenciou, entre outros resultados, que alguns alunos acreditavam que o lixo de suas casas tem com destino final a reciclagem. Como os resíduos do município onde os sujeitos residem são destinados ao aterro municipal, optou-se por melhor investigá-la. Desta forma, na segunda etapa descrevem-se, de modo pormenorizado, as concepções obtidas por uma entrevista sobre as concepções de reciclagem. Constatou-se que os alunos desconhecem o tratamento e disposição final do lixo de seu município, o que permite, para alguns, construir a falsa idéia de que os resíduos descartados no lixo convencional são reciclados. Na terceira etapa estão os dados de uma segunda entrevista, com 5 alunos, ainda desvendando suas concepções, mas de modo mais aprofundado e na própria residência dos sujeitos, onde considerou-se que eles poderiam responder mais espontaneamente. Concluiu-se que os alunos trazem consigo uma riqueza de concepções que certamente influenciarão seu aprendizado sobre a temática lixo. Contudo, dado o caráter pouco consistente de algumas dessas concepções, elas não parecem ser obstáculo ao aprendizado de conceitos científicos relativos ao tema. Por outro lado, os valores, crenças e aspectos afetivos inerentes a algumas concepções, como a forte idéia de que lixo é nojento e de que transmite doenças, podem ser empecilho a mudanças atitudinais e de comportamento. Ao final, sugerem-se atividades que podem ser conduzidas em aula, com o objetivo de trabalhar didaticamente o tema, levando em consideração as concepções prévias dos alunos.
Palavras Chave
Educação ambiental; Ciência-ensino fundamental
Educação ambiental; Ciência-ensino fundamental
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno