Clube de Ciências: contribuições à formação do educando

Título
Clube de Ciências: contribuições à formação do educando
Autor
Valderez Marina do Rosario Lima
Orientação
Roque Moraes
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa visou compreender de que forma a participação em clubes de ciências pode contribuir para formação do educando. Para concretizar este estudo, foram entrevistados alunos participantes de clube de ciências. Entrevistas abertas geraram informações que foram submetidas a análise de conteúdo. Da análise e interpretação do material, emergiram três categorias possibilitando compreender que as vivências ocorridas nos clubes de ciências contribuem para que o educando se fortaleça nas dimensões política, cognitiva e psicológica. O exercício da cidadania - dimensão política - efetiva-se nas atividades desenvolvidas no clube de ciências, evidenciando que a formação do cidadão crítico e consciente é uma realidade possível neste contexto. O aspecto cognitivo é, também, percebido nas falas dos estudantes. É possível compreender que eles se apropriam das informações científicas, acostumam-se a buscá-las e transitam - com familiaridade - entre metodologias de trabalho que oportunizam a produção de novos conhecimentos. Do ponto de vista psicológico, os estudantes demonstram crescimento pessoal pelas atitudes autônomas, espírito de liderança, segurança e desinibição. Dos relacionamentos interpessoais, é possível depreender que são cooperativos e sabem trabalhar em equipe. Além de buscar compreender as contribuições do clube de ciências para formação do educando, o estudo apresenta como proposta a incorporação das concepções que norteiam esta atividade, na rotina do ensino formal devido a sua significativa importância no desenvolvimento dos alunos.
Palavras Chave
Clubes de ciências

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar