Clube de Ciências: contribuições à formação do educando
Título
Clube de Ciências: contribuições à formação do educando
Clube de Ciências: contribuições à formação do educando
Autor
Valderez Marina do Rosario Lima
Valderez Marina do Rosario Lima
Orientação
Roque Moraes
Roque Moraes
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa visou compreender de que forma a participação em clubes de ciências pode contribuir para formação do educando. Para concretizar este estudo, foram entrevistados alunos participantes de clube de ciências. Entrevistas abertas geraram informações que foram submetidas a análise de conteúdo. Da análise e interpretação do material, emergiram três categorias possibilitando compreender que as vivências ocorridas nos clubes de ciências contribuem para que o educando se fortaleça nas dimensões política, cognitiva e psicológica. O exercício da cidadania - dimensão política - efetiva-se nas atividades desenvolvidas no clube de ciências, evidenciando que a formação do cidadão crítico e consciente é uma realidade possível neste contexto. O aspecto cognitivo é, também, percebido nas falas dos estudantes. É possível compreender que eles se apropriam das informações científicas, acostumam-se a buscá-las e transitam - com familiaridade - entre metodologias de trabalho que oportunizam a produção de novos conhecimentos. Do ponto de vista psicológico, os estudantes demonstram crescimento pessoal pelas atitudes autônomas, espírito de liderança, segurança e desinibição. Dos relacionamentos interpessoais, é possível depreender que são cooperativos e sabem trabalhar em equipe. Além de buscar compreender as contribuições do clube de ciências para formação do educando, o estudo apresenta como proposta a incorporação das concepções que norteiam esta atividade, na rotina do ensino formal devido a sua significativa importância no desenvolvimento dos alunos.
Esta pesquisa visou compreender de que forma a participação em clubes de ciências pode contribuir para formação do educando. Para concretizar este estudo, foram entrevistados alunos participantes de clube de ciências. Entrevistas abertas geraram informações que foram submetidas a análise de conteúdo. Da análise e interpretação do material, emergiram três categorias possibilitando compreender que as vivências ocorridas nos clubes de ciências contribuem para que o educando se fortaleça nas dimensões política, cognitiva e psicológica. O exercício da cidadania - dimensão política - efetiva-se nas atividades desenvolvidas no clube de ciências, evidenciando que a formação do cidadão crítico e consciente é uma realidade possível neste contexto. O aspecto cognitivo é, também, percebido nas falas dos estudantes. É possível compreender que eles se apropriam das informações científicas, acostumam-se a buscá-las e transitam - com familiaridade - entre metodologias de trabalho que oportunizam a produção de novos conhecimentos. Do ponto de vista psicológico, os estudantes demonstram crescimento pessoal pelas atitudes autônomas, espírito de liderança, segurança e desinibição. Dos relacionamentos interpessoais, é possível depreender que são cooperativos e sabem trabalhar em equipe. Além de buscar compreender as contribuições do clube de ciências para formação do educando, o estudo apresenta como proposta a incorporação das concepções que norteiam esta atividade, na rotina do ensino formal devido a sua significativa importância no desenvolvimento dos alunos.
Palavras Chave
Clubes de ciências
Clubes de ciências
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar