O acontecimento aleatório do sexo: cartografando a sexualidade na prática da educação sexual e no espaço dos parâmetros curriculares nacionais.
Título
O acontecimento aleatório do sexo: cartografando a sexualidade na prática da educação sexual e no espaço dos parâmetros curriculares nacionais.
O acontecimento aleatório do sexo: cartografando a sexualidade na prática da educação sexual e no espaço dos parâmetros curriculares nacionais.
Autor
Luiz Pereira de Lima Júnior
Luiz Pereira de Lima Júnior
Orientação
Edson Passetti
Edson Passetti
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Sociais
Faculdade de Ciências Sociais
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa objetiva cartografar a sexualidade no Brasil, nas formas como ela se materializa na prática da educação sexual e, singularmente, no espaço dos Parâmetros Curriculares Nacionais que, além de acionarem-nas no interior das práticas pedagógicas, educativas e escolares, marcam o fim do século XX. Nessa empreitada, pontuam-se os acontecimentos cruciais que perpassam a sexualidade, mostrando as circunstâncias em que emergem práticas de educação sexual; traça-se o percurso da educação sexual, apontando as perspectivas que delineiam sua pauta; descreve-se o trajeto da educação sexual no espaço dos Parâmetros Curriculares Nacionais, situando os discursos que ambos perfilam; flagram-se as formas de operacionalização da educação sexual, no âmbito dos campos disciplinares instituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, salientando a sua constituição na transversalidade; vislumbram-se os não-lugares da educação sexual na interface disciplina/controle, virtualizando os novos espaços da sexualidade; arrolam-se os principais acontecimentos que perpassaram a sexualidade, sinalizando pistas que desencadeiem o acontecimento aleatório do sexo. Defende-se a tese de que a sexualidade produz-se no bojo das práticas sociais, de formações discursivas e não-discursivas, desencadeando relações de poder/saber sobre o sexo. Normatiza-se e regulamenta-se a vida das pessoas, particularmente seus comportamentos sexuais, mediante a disciplina e o controle dos seus corpos e de suas almas. Salienta-se o acontecimento aleatório do sexo e, concomitantemente, a supremacia dos instintos, embora surjam as interdições sexuais. A pesquisa mostrou que a sexualidade materializou-se na prática da educação sexual e que ambas atingiram o ápice, com a emergência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mesmo sob resquícios de falência, circunscrevendo-se no novo mundo: o ciberespaço. O sexo está presente às diferentes práticas sociais, revestindo-se num acontecimento que (re) acende a chama dos instintos.
Esta pesquisa objetiva cartografar a sexualidade no Brasil, nas formas como ela se materializa na prática da educação sexual e, singularmente, no espaço dos Parâmetros Curriculares Nacionais que, além de acionarem-nas no interior das práticas pedagógicas, educativas e escolares, marcam o fim do século XX. Nessa empreitada, pontuam-se os acontecimentos cruciais que perpassam a sexualidade, mostrando as circunstâncias em que emergem práticas de educação sexual; traça-se o percurso da educação sexual, apontando as perspectivas que delineiam sua pauta; descreve-se o trajeto da educação sexual no espaço dos Parâmetros Curriculares Nacionais, situando os discursos que ambos perfilam; flagram-se as formas de operacionalização da educação sexual, no âmbito dos campos disciplinares instituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, salientando a sua constituição na transversalidade; vislumbram-se os não-lugares da educação sexual na interface disciplina/controle, virtualizando os novos espaços da sexualidade; arrolam-se os principais acontecimentos que perpassaram a sexualidade, sinalizando pistas que desencadeiem o acontecimento aleatório do sexo. Defende-se a tese de que a sexualidade produz-se no bojo das práticas sociais, de formações discursivas e não-discursivas, desencadeando relações de poder/saber sobre o sexo. Normatiza-se e regulamenta-se a vida das pessoas, particularmente seus comportamentos sexuais, mediante a disciplina e o controle dos seus corpos e de suas almas. Salienta-se o acontecimento aleatório do sexo e, concomitantemente, a supremacia dos instintos, embora surjam as interdições sexuais. A pesquisa mostrou que a sexualidade materializou-se na prática da educação sexual e que ambas atingiram o ápice, com a emergência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mesmo sob resquícios de falência, circunscrevendo-se no novo mundo: o ciberespaço. O sexo está presente às diferentes práticas sociais, revestindo-se num acontecimento que (re) acende a chama dos instintos.
Palavras Chave
sexo; sexualidade; educação sexual; educação
sexo; sexualidade; educação sexual; educação
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil
Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas