O essencial invisível aos olhos: uma viagem divertida e colorida pela estrutura da matéria através de uma sequência de ensino-aprendizagem para a introdução de física de partículas elementares na 8ª série do ensino fundamental.

Título
O essencial invisível aos olhos: uma viagem divertida e colorida pela estrutura da matéria através de uma sequência de ensino-aprendizagem para a introdução de física de partículas elementares na 8ª série do ensino fundamental.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Claudia de Oliveira Lozada
Orientação
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a introdução do conteúdo Física de Partículas Elementares no Ensino Fundamental através do estudo do Modelo Padrão. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa contemplando análise bibliográfica, documental e avaliação diagnóstica com duas turmas de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual localizada no município de São Bernardo do Campo. Baseando-se nos pressupostos da Engenharia Didática, segundo as concepções de Artigue, elaboramos uma seqüência didática com enfoque para o estudo do Modelo Padrão, selecionando tópicos de Física de Partículas Elementares a ele relacionados. Dessa maneira, buscamos verificar a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes nesta área de conhecimento. Sendo assim, os resultados da pesquisa revelaram que o ensino-aprendizagem do conteúdo de Física de Partículas Elementares é viável no Ensino Fundamental, desde que a seqüência didática priorize tópicos introdutórios, de modo que a mesma esteja composta de atividades adequadas à faixa etária dos alunos em questão, propiciando uma aprendizagem significativa. Ademais, o presente trabalho nos permite fazer recomendações no sentido de promover a continuidade do estudo dos conceitos de Física de Partículas Elementares na 1ª série do Ensino Médio, com o objetivo de aprofundá-los, num trabalho colaborativo com a disciplina Química, possibilitando inclusive a inserção de outros tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.
Palavras Chave
Física Moderna e Contemporânea, Física de Partículas Elementar, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método