O essencial invisível aos olhos: uma viagem divertida e colorida pela estrutura da matéria através de uma sequência de ensino-aprendizagem para a introdução de física de partículas elementares na 8ª série do ensino fundamental.
Título
O essencial invisível aos olhos: uma viagem divertida e colorida pela estrutura da matéria através de uma sequência de ensino-aprendizagem para a introdução de física de partículas elementares na 8ª série do ensino fundamental.
O essencial invisível aos olhos: uma viagem divertida e colorida pela estrutura da matéria através de uma sequência de ensino-aprendizagem para a introdução de física de partículas elementares na 8ª série do ensino fundamental.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Claudia de Oliveira Lozada
Claudia de Oliveira Lozada
Orientação
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a introdução do conteúdo Física de Partículas Elementares no Ensino Fundamental através do estudo do Modelo Padrão. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa contemplando análise bibliográfica, documental e avaliação diagnóstica com duas turmas de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual localizada no município de São Bernardo do Campo. Baseando-se nos pressupostos da Engenharia Didática, segundo as concepções de Artigue, elaboramos uma seqüência didática com enfoque para o estudo do Modelo Padrão, selecionando tópicos de Física de Partículas Elementares a ele relacionados. Dessa maneira, buscamos verificar a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes nesta área de conhecimento. Sendo assim, os resultados da pesquisa revelaram que o ensino-aprendizagem do conteúdo de Física de Partículas Elementares é viável no Ensino Fundamental, desde que a seqüência didática priorize tópicos introdutórios, de modo que a mesma esteja composta de atividades adequadas à faixa etária dos alunos em questão, propiciando uma aprendizagem significativa. Ademais, o presente trabalho nos permite fazer recomendações no sentido de promover a continuidade do estudo dos conceitos de Física de Partículas Elementares na 1ª série do Ensino Médio, com o objetivo de aprofundá-los, num trabalho colaborativo com a disciplina Química, possibilitando inclusive a inserção de outros tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.
O presente trabalho tem como objetivo a introdução do conteúdo Física de Partículas Elementares no Ensino Fundamental através do estudo do Modelo Padrão. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa contemplando análise bibliográfica, documental e avaliação diagnóstica com duas turmas de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual localizada no município de São Bernardo do Campo. Baseando-se nos pressupostos da Engenharia Didática, segundo as concepções de Artigue, elaboramos uma seqüência didática com enfoque para o estudo do Modelo Padrão, selecionando tópicos de Física de Partículas Elementares a ele relacionados. Dessa maneira, buscamos verificar a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes nesta área de conhecimento. Sendo assim, os resultados da pesquisa revelaram que o ensino-aprendizagem do conteúdo de Física de Partículas Elementares é viável no Ensino Fundamental, desde que a seqüência didática priorize tópicos introdutórios, de modo que a mesma esteja composta de atividades adequadas à faixa etária dos alunos em questão, propiciando uma aprendizagem significativa. Ademais, o presente trabalho nos permite fazer recomendações no sentido de promover a continuidade do estudo dos conceitos de Física de Partículas Elementares na 1ª série do Ensino Médio, com o objetivo de aprofundá-los, num trabalho colaborativo com a disciplina Química, possibilitando inclusive a inserção de outros tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.
Palavras Chave
Física Moderna e Contemporânea, Física de Partículas Elementar, proposta de ensino.
Física Moderna e Contemporânea, Física de Partículas Elementar, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método