A ação mediadora de professores no ensino de física: o entendimento de conceitos da hidrostática e a prática em sala de aula.

Título
A ação mediadora de professores no ensino de física: o entendimento de conceitos da hidrostática e a prática em sala de aula.
Autor
Luiz Augusto de Carvalho Carmo
Orientação
Alberto Villani
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar uma situação real de ensino que busque conhecer as maneiras pelas quais tanto professores como estudantes, enfrentam as dificuldades para encontrar possíveis soluções de uma determinada situação-problema. À luz dos referenciais teóricos de abordagem Sócio-histórico, apoiado principalmente na Teoria da Atividade de Leontiev, procuramos entender fazer pedagógico de professores de Física do Ensino Médio. Mais especificamente estudamos a possibilidade de uma aula dialogada ser condição suficiente para a aprendizagem de conceitos científicos em hidrostática. No nosso caso a situação-problema escolhida baseia-se na utilização de um experimento simples, como recurso didáticoo, conhecido como Mergulhador de Descartes. Para irmos ao encontro do nosso objetivo realizamos um estudo de casos com quatro professores escolhidos a partir de um conjunto de quinze entrevistados. O desenvolvimento da investigação deu-se por meio da elaboração de uma atividade experimental direcionada ao estabelecimento de aulas dialogadas como uma das ações dentro de uma atividade de ensino composta de três etapas. Foram videogravadas aulas dos quatro professores e também foram realizadas entrevistas com alguns alunos participantes das aulas com intuito de complementar e conseqüentemente auxiliar no aprofundamento do processo de análise. Na pesquisa de campo identificou-se a insuficiência que apenas a aula dialogada fosse a condição necessária para a aprendizagem. Constatamos que seria fundamental a construção de um projeto conjunto e desta forma acontecer um desempenho bem mais satisfatório, aspecto que foi conseguido por um dos sujeitos estudados. Assim, ficou evidenciado que para uma tarefa se constitua em uma atividade, essa requer as atuações de um grupo em que cada membro assuma ações específicas para satisfazer as necessidades do grupo.
Palavras Chave
ensino de ciências, teoria da atividade, hidrostática.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método