A formação inicial do sujeito professor investigação narrativa na prática do ensino da didática das ciências/biologia.

Título
A formação inicial do sujeito professor investigação narrativa na prática do ensino da didática das ciências/biologia.
Educação
Autor
Irene Carniatto
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragâo
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Assumindo como premissa que nós, "os seres humanos, somos organismos contadores de histórias, organismos que, individual e socialmente, vivemos vidas relatadas", decidi utilizar a investigação narrativa, como forma de consideração expressiva de estudos sobre a experiência educativa. O que terão para dizer os alunos e professores como sujeitos de uma investigação narrativa Que sentido têm suas vozes, suas interações, e, concepções expressas em suas falas Como suas falas podem desvelar e revelar o processo de formação inicial de futuros professores Nesta investigação, procuro enfatizar e valorizar vozes de pessoas envolvidas em uma experiência docente, tendo por contexto e referência, as interações de ensino-aprendizagem-conhecimento ocorridas em aulas de Didática. Ouvi-las e, a partir delas, procurar compreender e apreender o sentido de suas falas. Assim, as questões serão tratadas na forma de episódios narrativos, isto é, de "vozes" imbricadas em falas, relatos e experiências. Dessa forma, tendo em vista a realização deste estudo narrativo investigativo, episódios como: a) Didática não existe; b) Conhecer é Compreender o Mundo; c) Um texto é para Ler!; d) O que é Antropocêntrico A teoria da Evolução é um tema unificador da Biologia; e) O ensino de Conhecimentos Processuais de Ciências/Biologia - Fotossíntese: Concepções em um Plano de Aula; f) Professora, dá Tempo Aprender a Pensar, dá Tempo Pensar cansa, dói a cabeça, Eu tento... penso e não sai nada... são considerados, objetivando buscar alternativas que possibilitem o avanço em minha prática docente, enquanto professora formadora de professores, investigando nos processos em sala de aula elementos que evidenciem contribuições e limitações emergentes de uma prática de ensino de Didática das Ciências/Biologia, vinculadas à formação inicial de professores diferenciados de Ciências/ Biologia.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Didática; Investigação Narrativa

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores