Uma leitura fenomenológica das aulas de regência no estágio supervisionado de Ciências e Biologia.
Título
Uma leitura fenomenológica das aulas de regência no estágio supervisionado de Ciências e Biologia.
Uma leitura fenomenológica das aulas de regência no estágio supervisionado de Ciências e Biologia.
Autor
Wilson Carlos Fernandes Carnicer
Wilson Carlos Fernandes Carnicer
Orientação
Angela Maria Zanon
Angela Maria Zanon
Instituição
UFMS
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Fundada nos princípios cognitivistas da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, esta pesquisa tem como objetivo investigar em que e como as aulas de regência nos Estágios Supervisionados de Ciências e Biologia contribuem para o processo de formação do futuro docente. Inserida no paradigma qualitativo e norteada na análise dos discursos, pelo enfoque fenomenológico, a investigação teve, como cenário de pesquisa, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Três Lagoas/UFMS e, como sujeitos, quinze acadêmicas estagiárias do referido curso e cinco professores do ensino fundamental e médio de escolas estaduais do município de Três Lagoas - MS. Para a coleta de dados, foi escolhida, como procedimento básico, a entrevista. A aplicação dos procedimentos de análise ideográfica e nomotética aos discursos dos sujeitos entrevistados, permitiu a constatação de que as aulas de regência contribuem significativamente para a formação do professor das áreas-alvo da pesquisa, seja para a integração do conhecimento teórico à prática cotidiana, seja para a descoberta de novas metodologias, que propiciem a aprendizagem significativa. Assim, o trabalho organiza-se em cinco capítulos. No primeiro, encontram-se reflexões acerca de ensino de Ciências e Biologia e da formação de professores nessas áreas; o segundo constitui-se do referencial teórico, envolvendo a concepção de Ausubel a cerca da aprendizagem e a de fenomenologia; no terceiro, descreve-se a metodologia; o quarto concentra-se na análise (ideográfica e nomotética) dos discursos coletados e o quinto na discussão dos resultados.
Fundada nos princípios cognitivistas da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, esta pesquisa tem como objetivo investigar em que e como as aulas de regência nos Estágios Supervisionados de Ciências e Biologia contribuem para o processo de formação do futuro docente. Inserida no paradigma qualitativo e norteada na análise dos discursos, pelo enfoque fenomenológico, a investigação teve, como cenário de pesquisa, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Três Lagoas/UFMS e, como sujeitos, quinze acadêmicas estagiárias do referido curso e cinco professores do ensino fundamental e médio de escolas estaduais do município de Três Lagoas - MS. Para a coleta de dados, foi escolhida, como procedimento básico, a entrevista. A aplicação dos procedimentos de análise ideográfica e nomotética aos discursos dos sujeitos entrevistados, permitiu a constatação de que as aulas de regência contribuem significativamente para a formação do professor das áreas-alvo da pesquisa, seja para a integração do conhecimento teórico à prática cotidiana, seja para a descoberta de novas metodologias, que propiciem a aprendizagem significativa. Assim, o trabalho organiza-se em cinco capítulos. No primeiro, encontram-se reflexões acerca de ensino de Ciências e Biologia e da formação de professores nessas áreas; o segundo constitui-se do referencial teórico, envolvendo a concepção de Ausubel a cerca da aprendizagem e a de fenomenologia; no terceiro, descreve-se a metodologia; o quarto concentra-se na análise (ideográfica e nomotética) dos discursos coletados e o quinto na discussão dos resultados.
Palavras Chave
prática de ensino, formação inicial.
prática de ensino, formação inicial.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores