O componente vegetal na 6ª série do 1º grau: ensino-aprendizagem (Mirassol DOeste-MT).

Título
O componente vegetal na 6ª série do 1º grau: ensino-aprendizagem (Mirassol DOeste-MT).
Autor
Maria Antonia Carniello
Orientação
Germano Guarim Neto
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A preocupação deste estudo refere-se à maneira como ocorre o ensino-aprendizagem do componente vegetal, tendo como base o trabalho pedagógico efetivado na Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Pe. José de Anchieta", em Mirassol D Oeste, no Estado de Mato Grosso. Segundo os passos metodológicos do estudo de caso, além do diálogo com outros procedimentos de pesquisa, o trabalho consistiu de dois anos de compartilhamento e reflexões no interior da Escola com professores, alunos e o livro didático. O livro, embora questionado, acaba sendo ratificado pelos professores, caracterizando-se como o instrumento que lhes possibilita cumprir os encargos da jornada de trabalho. Alunos e professores manifestaram insatisfações com o trabalho da forma como é desenvolvido no cotidiano da Escola. Na elaboração de propostas de ensino e de currículo sobre o ensino de Botânica o aluno não participa, cabendo aos professores toda a organização e decisão sobre o conhecimento mais válido a ser trabalhado. Constatou-se que os alunos possuem clareza dos elementos relevantes no estudo de Botânica e os professores têm disposição para interferir neste estado de insatisfação, porém a rigidez da organização da Escola, no seu conjunto, dificulta o procedimento. Os alunos se interessam pelo estudo da flora regional e as respectivas potencialidades, convergindo com o programa de morfologia e fisiologia previsto no currículo. Esta abordagem é aprovada pelos Professores, que afirmam, no entanto, necessitar de orientação e acompanhamento tanto no desenvolvimento de pesquisas quanto no acesso às publicações desta área de conhecimento, produzidas sobre esta região. Tanto os professores quanto os alunos afirmam que os trabalhos experimentais e de campo possibilitam uma aprendizagem mais completa sobre o componente vegetal. A dinâmica efetivada no ensino-aprendizagem do componente vegetal na Escola Anchieta demonstrou que o trabalho pedagógico não tem uma filiação clara a uma concepção de Ciência, porém percebeu-se, no transcorrer da pesquisa, um deslocamento na postura de todo o grupo participante em relação à relevância desta área de conhecimento, para a formação do cidadão. Isto permeia a maneira de compreender e lidar com o contexto que envolve a formação do professor, as questões relativas ao currículo e as possibilidades de professores e alunos diante das problemáticas que se apresentam e a sua participação nas tomadas de decisões.
Palavras Chave
Ensino de Botânica; Ensino-Aprendizagem; Estudo de Caso.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método