O professor ideal de Ciências: desafios à prática do ensino de Ciências
Título
O professor ideal de Ciências: desafios à prática do ensino de Ciências
O professor ideal de Ciências: desafios à prática do ensino de Ciências
Educação
Autor
Inês Luci Macchado Carrijo
Inês Luci Macchado Carrijo
Orientação
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1994
1994
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Versa sobre o professor "ideal" de Ciências. Considera o termo "ideal", expresso através desta pontuação, não como a expressão de algo inatingível ou irrealizável. Mas que revela, isto sim, as expectativas que se constroem partindo do real, ou seja, a partir das próprias experiências e expectativas dos alunos e professores envolvidos com o ensino-aprendizagem de Ciências. Desenvolve uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo a coleta de dados feita por meio da aplicação de questionários, com questões abertas, e de entrevistas semi-estruturadas. Os grupos participantes da pesquisa são alunos de 5a a 8a séries e suas professoras de Ciências da rede estadual de ensino, bem como alunos e professores da disciplina Prática de Ensino de Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. Aborda temas que dizem respeito à Ciência, à disciplina Ciências, às manifestações dos alunos e professores sobre o professor "ideal" de Ciências, à aprendizagem e à prática pedagógica dos profissionais do ensino de Ciências. As reflexões resultam numa representação significada que diz respeito ao como e ao que faz um professor "ideal" de Ciências. Apresenta algumas linhas de ação propostas ao professor de Prática de Ensino de Ciências, que refletem em sua formação profissional.
Versa sobre o professor "ideal" de Ciências. Considera o termo "ideal", expresso através desta pontuação, não como a expressão de algo inatingível ou irrealizável. Mas que revela, isto sim, as expectativas que se constroem partindo do real, ou seja, a partir das próprias experiências e expectativas dos alunos e professores envolvidos com o ensino-aprendizagem de Ciências. Desenvolve uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo a coleta de dados feita por meio da aplicação de questionários, com questões abertas, e de entrevistas semi-estruturadas. Os grupos participantes da pesquisa são alunos de 5a a 8a séries e suas professoras de Ciências da rede estadual de ensino, bem como alunos e professores da disciplina Prática de Ensino de Ciências da Universidade Federal de Uberlândia. Aborda temas que dizem respeito à Ciência, à disciplina Ciências, às manifestações dos alunos e professores sobre o professor "ideal" de Ciências, à aprendizagem e à prática pedagógica dos profissionais do ensino de Ciências. As reflexões resultam numa representação significada que diz respeito ao como e ao que faz um professor "ideal" de Ciências. Apresenta algumas linhas de ação propostas ao professor de Prática de Ensino de Ciências, que refletem em sua formação profissional.
Palavras Chave
Professor Ideal; Ensino-Aprendizagem; Perfil.
Professor Ideal; Ensino-Aprendizagem; Perfil.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor