Aanálise de Livros Didáticos do Nível Médio quanto a Potecialidade para uma Possível Aprendizagem Significativa de Física Ambiental.
Título
Aanálise de Livros Didáticos do Nível Médio quanto a Potecialidade para uma Possível Aprendizagem Significativa de Física Ambiental.
Aanálise de Livros Didáticos do Nível Médio quanto a Potecialidade para uma Possível Aprendizagem Significativa de Física Ambiental.
Autor
Flair Jose Carrilho Sobrinho
Flair Jose Carrilho Sobrinho
Orientação
Marcelo Sacardi Biudes
Marcelo Sacardi Biudes
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Discussões de fenômenos ambientais, como o efeito estufa, podem ser realizadas com alunos do ensino médio. Para uma possÃvel aprendizagem significativa desses fenômenos pode-se utilizar de livros didáticos como ferramenta. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar qualitativamente livros didáticos de FÃsica quanto à potencialidade para uma aprendizagem significativa de fÃsica ambiental, particularmente o fenômeno “Efeito Estufaâ€; e propor um texto didático alternativo que contemple os conceitos mais relevantes para a compreensão deste fenômeno à luz dos conceitos cientificamente aceitos e compartilhados pela comunidade cientÃfica. Foram analisados qualitativamente livros de FÃsica utilizados como referência principal ou como material de apoio por professores de escolas do ensino médio. Os livros de FÃsica selecionados foram tratados separadamente mesmo havendo falhas semelhantes entre eles. “Quadros de Análise†foram utilizados como instrumento de análise dos livros, dimensionados quanto as formas de comunicação, estrutura, concepções na aprendizagem, história da ciência e abordagem do efeito estufa, compostos por itens de significado lógico e psicológico. De forma sistemática, todos os livros apresentaram erros e omissões, ainda que de modo desigual. O conceito de “calor†é aquele que mais se apresentou de forma contraditória, entretanto a maior parte dos livros analisados apresentou coerência na relação entre imagens e o texto. Entre os livros analisados, a maior parte (57%) revelou-se potencialmente significativos e os que não se mostraram potencialmente significativos, embora possuÃssem algum significado lógico, pouco ou quase nada evidenciaram caracterÃsticas de significado psicológico carecendo totalmente, por exemplo, de atividades experimentais e de pesquisa que levasse o aluno a reformular as suas concepções alternativas.
Discussões de fenômenos ambientais, como o efeito estufa, podem ser realizadas com alunos do ensino médio. Para uma possÃvel aprendizagem significativa desses fenômenos pode-se utilizar de livros didáticos como ferramenta. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar qualitativamente livros didáticos de FÃsica quanto à potencialidade para uma aprendizagem significativa de fÃsica ambiental, particularmente o fenômeno “Efeito Estufaâ€; e propor um texto didático alternativo que contemple os conceitos mais relevantes para a compreensão deste fenômeno à luz dos conceitos cientificamente aceitos e compartilhados pela comunidade cientÃfica. Foram analisados qualitativamente livros de FÃsica utilizados como referência principal ou como material de apoio por professores de escolas do ensino médio. Os livros de FÃsica selecionados foram tratados separadamente mesmo havendo falhas semelhantes entre eles. “Quadros de Análise†foram utilizados como instrumento de análise dos livros, dimensionados quanto as formas de comunicação, estrutura, concepções na aprendizagem, história da ciência e abordagem do efeito estufa, compostos por itens de significado lógico e psicológico. De forma sistemática, todos os livros apresentaram erros e omissões, ainda que de modo desigual. O conceito de “calor†é aquele que mais se apresentou de forma contraditória, entretanto a maior parte dos livros analisados apresentou coerência na relação entre imagens e o texto. Entre os livros analisados, a maior parte (57%) revelou-se potencialmente significativos e os que não se mostraram potencialmente significativos, embora possuÃssem algum significado lógico, pouco ou quase nada evidenciaram caracterÃsticas de significado psicológico carecendo totalmente, por exemplo, de atividades experimentais e de pesquisa que levasse o aluno a reformular as suas concepções alternativas.
Palavras Chave
Física Ambiental, Material Didático, Efeito Estufa
Física Ambiental, Material Didático, Efeito Estufa
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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