Aanálise de Livros Didáticos do Nível Médio quanto a Potecialidade para uma Possível Aprendizagem Significativa de Física Ambiental.

Título
Aanálise de Livros Didáticos do Nível Médio quanto a Potecialidade para uma Possível Aprendizagem Significativa de Física Ambiental.
Autor
Flair Jose Carrilho Sobrinho
Orientação
Marcelo Sacardi Biudes
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Discussões de fenômenos ambientais, como o efeito estufa, podem ser realizadas com alunos do ensino médio. Para uma possível aprendizagem significativa desses fenômenos pode-se utilizar de livros didáticos como ferramenta. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar qualitativamente livros didáticos de Física quanto à potencialidade para uma aprendizagem significativa de física ambiental, particularmente o fenômeno “Efeito Estufa”; e propor um texto didático alternativo que contemple os conceitos mais relevantes para a compreensão deste fenômeno à luz dos conceitos cientificamente aceitos e compartilhados pela comunidade científica. Foram analisados qualitativamente livros de Física utilizados como referência principal ou como material de apoio por professores de escolas do ensino médio. Os livros de Física selecionados foram tratados separadamente mesmo havendo falhas semelhantes entre eles. “Quadros de Análise” foram utilizados como instrumento de análise dos livros, dimensionados quanto as formas de comunicação, estrutura, concepções na aprendizagem, história da ciência e abordagem do efeito estufa, compostos por itens de significado lógico e psicológico. De forma sistemática, todos os livros apresentaram erros e omissões, ainda que de modo desigual. O conceito de “calor” é aquele que mais se apresentou de forma contraditória, entretanto a maior parte dos livros analisados apresentou coerência na relação entre imagens e o texto. Entre os livros analisados, a maior parte (57%) revelou-se potencialmente significativos e os que não se mostraram potencialmente significativos, embora possuíssem algum significado lógico, pouco ou quase nada evidenciaram características de significado psicológico carecendo totalmente, por exemplo, de atividades experimentais e de pesquisa que levasse o aluno a reformular as suas concepções alternativas.
Palavras Chave
Física Ambiental, Material Didático, Efeito Estufa

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos