Vivendo as Ciências da Natureza na Educação Infantil: movimentos de transformação na prática de uma professora.
Título
Vivendo as Ciências da Natureza na Educação Infantil: movimentos de transformação na prática de uma professora.
Vivendo as Ciências da Natureza na Educação Infantil: movimentos de transformação na prática de uma professora.
Autor
Carla Maline de Carvalho
Carla Maline de Carvalho
Orientação
Celi Rodrigues Chaves Domingues
Celi Rodrigues Chaves Domingues
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o modo como uma professora da educação infantil desenvolve atividades de ciências da natureza com crianças na faixa etária de 4 anos e os saberes produzidos nessas interações. Durante vários meses acompanhei a prática pedagógica em uma turma específica, de uma Escola Municipal de Educação infantil, na cidade de Belo Horizonte. Este trabalho, que dialoga com os campos de Educação Infantil, Ensino de Ciências e Formação de Professores, foi realizado numa perspectiva qualitativa, em colaboração. As formas de organização do trabalho da professora foram sendo ressignificadas e reelaboradas ao ensinar ciências da natureza, e novos significados foram sendo atribuídos ao ensino-aprendizagem na educação infantil. Ações foram planejadas, realizadas, avaliadas entre professora participante e pesquisadora. Este trabalho teve impacto na escola onde se ampliou, no ano seguinte, o grupo de professoras que passou a discutir a prática pedagógica em ciências articulada aos demais temas da educação infantil. Nossos dados reafirmam a importância de trabalhos colaborativos nas escolas, entendendo-os como possibilidades de reflexão, partilha e construção de conhecimentos. Evidenciam também o potencial de construção de conhecimentos das crianças quando engajadas em atividades em que possam manipular, observar, discutir, ter voz e ser ouvidas.
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o modo como uma professora da educação infantil desenvolve atividades de ciências da natureza com crianças na faixa etária de 4 anos e os saberes produzidos nessas interações. Durante vários meses acompanhei a prática pedagógica em uma turma específica, de uma Escola Municipal de Educação infantil, na cidade de Belo Horizonte. Este trabalho, que dialoga com os campos de Educação Infantil, Ensino de Ciências e Formação de Professores, foi realizado numa perspectiva qualitativa, em colaboração. As formas de organização do trabalho da professora foram sendo ressignificadas e reelaboradas ao ensinar ciências da natureza, e novos significados foram sendo atribuídos ao ensino-aprendizagem na educação infantil. Ações foram planejadas, realizadas, avaliadas entre professora participante e pesquisadora. Este trabalho teve impacto na escola onde se ampliou, no ano seguinte, o grupo de professoras que passou a discutir a prática pedagógica em ciências articulada aos demais temas da educação infantil. Nossos dados reafirmam a importância de trabalhos colaborativos nas escolas, entendendo-os como possibilidades de reflexão, partilha e construção de conhecimentos. Evidenciam também o potencial de construção de conhecimentos das crianças quando engajadas em atividades em que possam manipular, observar, discutir, ter voz e ser ouvidas.
Palavras Chave
práticas pedagógicas, ensino-aprendizagem, características de professor
práticas pedagógicas, ensino-aprendizagem, características de professor
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método