A Educação Ambiental de 5a a 8a séries: uma análise crítica.
Título
A Educação Ambiental de 5a a 8a séries: uma análise crítica.
A Educação Ambiental de 5a a 8a séries: uma análise crítica.
Autor
Carmem Aparecida Basso Carvalho
Carmem Aparecida Basso Carvalho
Orientação
Isabel Franchi Cappelletti
Isabel Franchi Cappelletti
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho teve como objetivo obter indicadores de como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida atualmente no ensino de Ciências de 5a a 8a séries em escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. O estudo desenvolveu-se paralelamente em estabelecimentos situados em Itupeva e Várzea Paulista - municípios de perfis sócio-econômicos bastantes distintos - onde alunos de 8as séries e seus respectivos professores de Ciências responderam a questionários distintos. Para os primeiros, o intuito foi o de verificar seus conhecimentos e visões a respeitos de aspectos relacionados ao ambiente imediato e à qualidade de vida; para o segundo grupo, o objetivo foi o de verificar como o ensino da Educação Ambiental está acontecendo em sala de aula. A análise das respostas fornecidas, tanto pelos alunos quanto pelos professores, revelou existirem distorções entre os objetivos da Educação Ambiental e a forma como esta é entendida e conduzida no contexto estudado. A partir deste diagnóstico, foi possível levantar pistas sugestivas de um ensino de Educação Ambiental mais próximo da realidade dos educandos e, assim, mais coerente com os propósitos a ele atribuídos.
Este trabalho teve como objetivo obter indicadores de como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida atualmente no ensino de Ciências de 5a a 8a séries em escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. O estudo desenvolveu-se paralelamente em estabelecimentos situados em Itupeva e Várzea Paulista - municípios de perfis sócio-econômicos bastantes distintos - onde alunos de 8as séries e seus respectivos professores de Ciências responderam a questionários distintos. Para os primeiros, o intuito foi o de verificar seus conhecimentos e visões a respeitos de aspectos relacionados ao ambiente imediato e à qualidade de vida; para o segundo grupo, o objetivo foi o de verificar como o ensino da Educação Ambiental está acontecendo em sala de aula. A análise das respostas fornecidas, tanto pelos alunos quanto pelos professores, revelou existirem distorções entre os objetivos da Educação Ambiental e a forma como esta é entendida e conduzida no contexto estudado. A partir deste diagnóstico, foi possível levantar pistas sugestivas de um ensino de Educação Ambiental mais próximo da realidade dos educandos e, assim, mais coerente com os propósitos a ele atribuídos.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno