Ciência, Educação e Representação: a Tuberculose.
Título
Ciência, Educação e Representação: a Tuberculose.
Ciência, Educação e Representação: a Tuberculose.
Autor
Denise Lisandra de Souza Carvalho
Denise Lisandra de Souza Carvalho
Orientação
Cláudio Bertolli Filho
Cláudio Bertolli Filho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os conteúdos sobre a saúde e a doença, e também sobre a tuberculose, apresentados em uma coleção de livros didáticos destinados aos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Entrevistamos as professoras e alguns alunos da 8ª série de uma mesma escola que utilizavam a coleção analisada, sobre conceitos e representações da doença tuberculose. Dessa forma buscamos identificar a maneira que o conteúdo sobre tuberculose é trabalhado em uma coleção de livros didáticos analisados pelo Programa Nacional do Livro Didático (1998/99), e os conhecimentos de professores e alunos que utilizam essa coleção. A análise do conteúdo sobre saúde e doença levou em consideração o enfoque dado pelos autores a aspectos sociais, econômicos e culturais. Para o conteúdo sobre a tuberculose construímos uma ficha que sistematiza a análise específica sobre a doença, e a sua forma de apresentação didática. Os conteúdos de saúde, doença e tuberculose presente nos livros também foram analisados quanto ao aprofundamento dos conceitos entre os livros da mesma coleção. A entrevista, realizada com os alunos e as professoras consiste em questões abertas que visam identificar os conhecimentos biológicos, possíveis representações sobre a doença e o doente, e alguns aspectos sócio-culturais relacionados à doença. Verificamos que a coleção analisada demanda um grande esforço por parte do docente para superar suas dificuldades, que as professoras entrevistadas possuem um nível de conhecimento bom, porém nem o livro didático e nem as professoras contribuíram significativamente no processo de aquisição de conhecimentos sobre a tuberculose, por parte dos alunos.
O presente estudo tem por objetivo analisar os conteúdos sobre a saúde e a doença, e também sobre a tuberculose, apresentados em uma coleção de livros didáticos destinados aos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Entrevistamos as professoras e alguns alunos da 8ª série de uma mesma escola que utilizavam a coleção analisada, sobre conceitos e representações da doença tuberculose. Dessa forma buscamos identificar a maneira que o conteúdo sobre tuberculose é trabalhado em uma coleção de livros didáticos analisados pelo Programa Nacional do Livro Didático (1998/99), e os conhecimentos de professores e alunos que utilizam essa coleção. A análise do conteúdo sobre saúde e doença levou em consideração o enfoque dado pelos autores a aspectos sociais, econômicos e culturais. Para o conteúdo sobre a tuberculose construímos uma ficha que sistematiza a análise específica sobre a doença, e a sua forma de apresentação didática. Os conteúdos de saúde, doença e tuberculose presente nos livros também foram analisados quanto ao aprofundamento dos conceitos entre os livros da mesma coleção. A entrevista, realizada com os alunos e as professoras consiste em questões abertas que visam identificar os conhecimentos biológicos, possíveis representações sobre a doença e o doente, e alguns aspectos sócio-culturais relacionados à doença. Verificamos que a coleção analisada demanda um grande esforço por parte do docente para superar suas dificuldades, que as professoras entrevistadas possuem um nível de conhecimento bom, porém nem o livro didático e nem as professoras contribuíram significativamente no processo de aquisição de conhecimentos sobre a tuberculose, por parte dos alunos.
Palavras Chave
educação, livro didático, tuberculose.
educação, livro didático, tuberculose.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos