A formação dos professores de Ciências e Biologia: expectativas, constatações e reflexões.
Título
A formação dos professores de Ciências e Biologia: expectativas, constatações e reflexões.
A formação dos professores de Ciências e Biologia: expectativas, constatações e reflexões.
Autor
Denise Rickli de Carvalho
Denise Rickli de Carvalho
Orientação
Dionísio Burak
Dionísio Burak
Instituição
UNICENTRO/UNICAMP
UNICENTRO/UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Faculda
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Faculda
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Este trabalho é resultado de inquietações adquiridas ao longo da nossa vida acadêmica e prática docente. Buscamos a partir das concepções dos acadêmicos, professores de Biologia, Ciências e professores da UNICENTRO, Campus de Guarapuava, refletir sobre a realidade até então apresentada, em relação à formação dos profissionais de educação em Ciências Biológicas, com enfoque especial à disciplina de Estágio Supervisionado, em relação a qual fazemos algumas considerações, até mesmo para que se cumpra o previsto da nova LDB. Consideramos a necessidade do exercício de reflexão se fazer presente no cotidiano do professor, induzindo-o de certa forma a ser um “professor pesquisador”. Procuramos refletir sobre aspectos relevantes na prática docente, tais como: o relacionamento, a comunicação e a sua interação com os alunos, aspectos que favorecem para que o processo de ensino-aprendizagem se concretize de modo significativo. Procuramos ainda, oferecer algumas contribuições para o trabalho realizado na disciplina de Estágio Supervisionado, considerando o contexto histórico da Educação no Brasil e as influências das diferentes pedagogias, em especial no ensino de Ciências Biológicas.
Este trabalho é resultado de inquietações adquiridas ao longo da nossa vida acadêmica e prática docente. Buscamos a partir das concepções dos acadêmicos, professores de Biologia, Ciências e professores da UNICENTRO, Campus de Guarapuava, refletir sobre a realidade até então apresentada, em relação à formação dos profissionais de educação em Ciências Biológicas, com enfoque especial à disciplina de Estágio Supervisionado, em relação a qual fazemos algumas considerações, até mesmo para que se cumpra o previsto da nova LDB. Consideramos a necessidade do exercício de reflexão se fazer presente no cotidiano do professor, induzindo-o de certa forma a ser um “professor pesquisador”. Procuramos refletir sobre aspectos relevantes na prática docente, tais como: o relacionamento, a comunicação e a sua interação com os alunos, aspectos que favorecem para que o processo de ensino-aprendizagem se concretize de modo significativo. Procuramos ainda, oferecer algumas contribuições para o trabalho realizado na disciplina de Estágio Supervisionado, considerando o contexto histórico da Educação no Brasil e as influências das diferentes pedagogias, em especial no ensino de Ciências Biológicas.
Palavras Chave
Formação de Professores; Formação Inicial; Estágio Supervisionado.
Formação de Professores; Formação Inicial; Estágio Supervisionado.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores