A abordagem dos problemas ambientais como forma de inserção da Educação Ambiental no ensino de Ciências.
Título
A abordagem dos problemas ambientais como forma de inserção da Educação Ambiental no ensino de Ciências.
A abordagem dos problemas ambientais como forma de inserção da Educação Ambiental no ensino de Ciências.
Autor
Mariana Leal Oliveira de Sá Carvalho
Mariana Leal Oliveira de Sá Carvalho
Orientação
Carmen Maria de Caro Martins
Carmen Maria de Caro Martins
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como a Educação Ambiental está presente Ensino de Ciências, através da investigação da inserção dos problemas ambientais. Para buscar respostas para a questão proposta foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas, procurando identificar quais as estratégias que os professores utilizam para inserir os problemas ambientais nos conteúdos, quais os aspectos destes são abordados e analisar o potencial das questões ambientais figurarem no ensino como temas controversos. Além disso, as análises realizadas objetivaram compreender quais saberes docentes estão envolvidos na abordagem dos problemas ambientais, identificando as escolhas que os professores fazem na seleção dos conteúdos que abordam em suas aulas e os fatores que as influenciam. A pesquisa foi realizada em dois distritos do município de Sabará (MG), nos quais todos os professores de ciências em exercício no período de coleta de dados foram convidados a responder um questionário que objetivou identificar as suas percepções quanto à problemática ambiental e a abordagem deste assunto nas aulas. Através das respostas aos questionários foram escolhidos três professores que tiveram suas aulas observadas durante um bimestre letivo e que participaram de entrevistas. Para os dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e, quando necessário, outras informações foram utilizadas para responder as questões propostas. Foram identificados vários momentos em que a abordagem dos problemas ambientais esteve presente nas aulas dos professores observados, entretanto destaca-se a abordagem de questões com relevância global. Os problemas ambientais foram utilizados pelos professores a maior parte das vezes para exemplificar um conteúdo, sendo a abordagem explicativa mais rara e condicionada a assuntos globais presentes no livro didático. Quanto aos aspectos dos problemas ambientais contemplados há um predomínio do biológico. Entretanto, os outros aspectos também puderam ser identificados, mas sem que isso refletisse um tratamento das questões ambientais como temas controversos. Todos os saberes docentes estiveram presentes nas situações de ensino, mas nos momentos observados em que a Educação Ambiental foi inserida nas aulas predomina a utilização de saberes experienciais e curriculares. Os fatores que parecem influenciar a inserção das questões ambientais no ensino são o interesse dos alunos, a formação dos professores, as condições de trabalho e o direcionamento das instituições de ensino sobre a abordagem dessas questões. Através das análises realizadas nesta pesquisa percebe-se que a Educação Ambiental praticada nas escolas está distante das idealizadas pelas normas e diretrizes, entretanto compreendê-la é fundamental para direcionar programas e atitudes que a fortaleçam na prática docente.
O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como a Educação Ambiental está presente Ensino de Ciências, através da investigação da inserção dos problemas ambientais. Para buscar respostas para a questão proposta foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas, procurando identificar quais as estratégias que os professores utilizam para inserir os problemas ambientais nos conteúdos, quais os aspectos destes são abordados e analisar o potencial das questões ambientais figurarem no ensino como temas controversos. Além disso, as análises realizadas objetivaram compreender quais saberes docentes estão envolvidos na abordagem dos problemas ambientais, identificando as escolhas que os professores fazem na seleção dos conteúdos que abordam em suas aulas e os fatores que as influenciam. A pesquisa foi realizada em dois distritos do município de Sabará (MG), nos quais todos os professores de ciências em exercício no período de coleta de dados foram convidados a responder um questionário que objetivou identificar as suas percepções quanto à problemática ambiental e a abordagem deste assunto nas aulas. Através das respostas aos questionários foram escolhidos três professores que tiveram suas aulas observadas durante um bimestre letivo e que participaram de entrevistas. Para os dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e, quando necessário, outras informações foram utilizadas para responder as questões propostas. Foram identificados vários momentos em que a abordagem dos problemas ambientais esteve presente nas aulas dos professores observados, entretanto destaca-se a abordagem de questões com relevância global. Os problemas ambientais foram utilizados pelos professores a maior parte das vezes para exemplificar um conteúdo, sendo a abordagem explicativa mais rara e condicionada a assuntos globais presentes no livro didático. Quanto aos aspectos dos problemas ambientais contemplados há um predomínio do biológico. Entretanto, os outros aspectos também puderam ser identificados, mas sem que isso refletisse um tratamento das questões ambientais como temas controversos. Todos os saberes docentes estiveram presentes nas situações de ensino, mas nos momentos observados em que a Educação Ambiental foi inserida nas aulas predomina a utilização de saberes experienciais e curriculares. Os fatores que parecem influenciar a inserção das questões ambientais no ensino são o interesse dos alunos, a formação dos professores, as condições de trabalho e o direcionamento das instituições de ensino sobre a abordagem dessas questões. Através das análises realizadas nesta pesquisa percebe-se que a Educação Ambiental praticada nas escolas está distante das idealizadas pelas normas e diretrizes, entretanto compreendê-la é fundamental para direcionar programas e atitudes que a fortaleçam na prática docente.
Palavras Chave
ensino de Ciências, Educação Ambiental, prática docente.
ensino de Ciências, Educação Ambiental, prática docente.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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