A Linguagem Corporal no Ensino de Surdos.
Título
A Linguagem Corporal no Ensino de Surdos.
A Linguagem Corporal no Ensino de Surdos.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
Autor
Roberta da Fonseca Carvalho
Roberta da Fonseca Carvalho
Orientação
Luiza Rodrigues de Oliveira
Luiza Rodrigues de Oliveira
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Tendo como tema central a linguagem Corporal no Ensino de Surdos, esta pesquisa buscou investigar, a subjetividade de fenômenos, processos e relações pertinentes ao assunto, marcado pela especificidade e pela diferenciação, numa abordagem qualitativa. O problema em questão foi como se constituem as interações na escola, considerando que, em princípio, não se estabelece, espontaneamente, um sistema lingüístico compartilhado entre os atores escolares, surdos e ouvintes. Este estudo teve como principal objetivo analisar gestos, movimentos e expressões observados nas interações entre alunos surdos e professora ouvinte, a partir da análise de um programa de ensino, baseado em temas da Cultura Corporal, desenvolvido nas aulas de Educação Física. Fundamentado no sócio- interacionismo de Vygotsky procurou investigar uma forma de linguagem que, com todo seu potencial simbólico inscrito na corporeidade dos sujeitos, com seus significados e representações sociais, pode ser uma ferramenta importante no processo de Inclusão Social dos sujeitos surdos. Neste contexto, foi possível avaliar a função dialética e mediadora da Linguagem corporal, num processo de aprendizagem integrado a um projeto pedagógico, articulando a dimensão expressiva do corpo à condição histórico-cultural do sujeito. Através da observação participante, a professora, pesquisadora da sua própria prática, realizou a coleta de dados a partir de um diário de campo em que foram registradas cenas relevantes para o estudo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de 1ª série do Ensino Fundamental do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A análise de dados baseou-se no método da dialética, numa perspectiva semiótica e social, fundamentado no pensamento Bakhtin (apud FREITAS 2003). Tendo em vista a Alfabetização Científica e a rediscussão no âmbito do Ensino de Ciências enfatizando o discurso e a interação, foi possível articular estes temas à Linguagem Corporal no Ensino de surdos, numa abordagem interdisciplinar. Estabelecidas as articulações entre os dados e os referenciais teóricos, a partir dos resultados produzidos, foi elaborado como Produto Final, um curso de capacitação, com objetivo de divulgar a Linguagem Corporal entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, compreendendo a sua importância, em função da mediação que se verifica no corpo, através de signos não-verbais.
Tendo como tema central a linguagem Corporal no Ensino de Surdos, esta pesquisa buscou investigar, a subjetividade de fenômenos, processos e relações pertinentes ao assunto, marcado pela especificidade e pela diferenciação, numa abordagem qualitativa. O problema em questão foi como se constituem as interações na escola, considerando que, em princípio, não se estabelece, espontaneamente, um sistema lingüístico compartilhado entre os atores escolares, surdos e ouvintes. Este estudo teve como principal objetivo analisar gestos, movimentos e expressões observados nas interações entre alunos surdos e professora ouvinte, a partir da análise de um programa de ensino, baseado em temas da Cultura Corporal, desenvolvido nas aulas de Educação Física. Fundamentado no sócio- interacionismo de Vygotsky procurou investigar uma forma de linguagem que, com todo seu potencial simbólico inscrito na corporeidade dos sujeitos, com seus significados e representações sociais, pode ser uma ferramenta importante no processo de Inclusão Social dos sujeitos surdos. Neste contexto, foi possível avaliar a função dialética e mediadora da Linguagem corporal, num processo de aprendizagem integrado a um projeto pedagógico, articulando a dimensão expressiva do corpo à condição histórico-cultural do sujeito. Através da observação participante, a professora, pesquisadora da sua própria prática, realizou a coleta de dados a partir de um diário de campo em que foram registradas cenas relevantes para o estudo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de 1ª série do Ensino Fundamental do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A análise de dados baseou-se no método da dialética, numa perspectiva semiótica e social, fundamentado no pensamento Bakhtin (apud FREITAS 2003). Tendo em vista a Alfabetização Científica e a rediscussão no âmbito do Ensino de Ciências enfatizando o discurso e a interação, foi possível articular estes temas à Linguagem Corporal no Ensino de surdos, numa abordagem interdisciplinar. Estabelecidas as articulações entre os dados e os referenciais teóricos, a partir dos resultados produzidos, foi elaborado como Produto Final, um curso de capacitação, com objetivo de divulgar a Linguagem Corporal entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, compreendendo a sua importância, em função da mediação que se verifica no corpo, através de signos não-verbais.
Palavras Chave
ensino de ciências, ensino de surdos, linguagem corporal
ensino de ciências, ensino de surdos, linguagem corporal
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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