A Linguagem Corporal no Ensino de Surdos.

Título
A Linguagem Corporal no Ensino de Surdos.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
Autor
Roberta da Fonseca Carvalho
Orientação
Luiza Rodrigues de Oliveira
Instituição
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Tendo como tema central a linguagem Corporal no Ensino de Surdos, esta pesquisa buscou investigar, a subjetividade de fenômenos, processos e relações pertinentes ao assunto, marcado pela especificidade e pela diferenciação, numa abordagem qualitativa. O problema em questão foi como se constituem as interações na escola, considerando que, em princípio, não se estabelece, espontaneamente, um sistema lingüístico compartilhado entre os atores escolares, surdos e ouvintes. Este estudo teve como principal objetivo analisar gestos, movimentos e expressões observados nas interações entre alunos surdos e professora ouvinte, a partir da análise de um programa de ensino, baseado em temas da Cultura Corporal, desenvolvido nas aulas de Educação Física. Fundamentado no sócio- interacionismo de Vygotsky procurou investigar uma forma de linguagem que, com todo seu potencial simbólico inscrito na corporeidade dos sujeitos, com seus significados e representações sociais, pode ser uma ferramenta importante no processo de Inclusão Social dos sujeitos surdos. Neste contexto, foi possível avaliar a função dialética e mediadora da Linguagem corporal, num processo de aprendizagem integrado a um projeto pedagógico, articulando a dimensão expressiva do corpo à condição histórico-cultural do sujeito. Através da observação participante, a professora, pesquisadora da sua própria prática, realizou a coleta de dados a partir de um diário de campo em que foram registradas cenas relevantes para o estudo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de 1ª série do Ensino Fundamental do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A análise de dados baseou-se no método da dialética, numa perspectiva semiótica e social, fundamentado no pensamento Bakhtin (apud FREITAS 2003). Tendo em vista a Alfabetização Científica e a rediscussão no âmbito do Ensino de Ciências enfatizando o discurso e a interação, foi possível articular estes temas à Linguagem Corporal no Ensino de surdos, numa abordagem interdisciplinar. Estabelecidas as articulações entre os dados e os referenciais teóricos, a partir dos resultados produzidos, foi elaborado como Produto Final, um curso de capacitação, com objetivo de divulgar a Linguagem Corporal entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, compreendendo a sua importância, em função da mediação que se verifica no corpo, através de signos não-verbais.
Palavras Chave
ensino de ciências, ensino de surdos, linguagem corporal

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método