O processo de construção de paródias musicais no ensino de biologia na EJA.

Título
O processo de construção de paródias musicais no ensino de biologia na EJA.
Ensino
Autor
Vilma Fernandes Carvalho
Orientação
Agnela da Silva Giusta
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho consiste na proposição de uma estratégia não convencional para o Ensino de Biologia - composição de paródias musicais- que, combinada com outras técnicas didáticas, pode potencializar a aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em nível de ensino médio. Para experimentar tal estratégia, escolhemos o conteúdo relativo à estrutura celular, constante do programa dessa disciplina no nível mencionado. A experiência foi realizada em uma turma de EJA da Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC. Retomamos iniciativas anteriores similares e seguimos um percurso que passou pelo estudo das finalidades da EJA e do conhecimento do grupo no qual a estratégia seria examinada, paralelamente à revisão bibliográfica de trabalhos na área de pesquisa e em outras áreas pertinentes, visando à consistência da proposição focalizada. Para a coleta dos dados necessários à tomada de decisão sobre pontos fundamentais do trabalho e aferição dos resultados alcançados, utilizamos os seguintes procedimentos e instrumentos de coleta de dados: aplicação de questionário, observação de atividade orientada e depoimento dos alunos durante e após a elaboração das paródias musicais. Os resultados indicam que a construção de paródias musicais favorece a participação dos alunos em atividades que visam à aprendizagem, sendo esse recurso visto por eles como alternativa para que se aprendam conceitos biológicos. Consideramos que este trabalho possa ser replicado e abrir possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias alternativas no ensino de Biologia.
Palavras Chave
EJA, ensino-aprendizagem de Biologia, paródias musicais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método