O componente estético no currículo de Biologia do ensino médio: recuperando o fascínio de aprender e ensinar a ciência da vida.
Título
O componente estético no currículo de Biologia do ensino médio: recuperando o fascínio de aprender e ensinar a ciência da vida.
O componente estético no currículo de Biologia do ensino médio: recuperando o fascínio de aprender e ensinar a ciência da vida.
Autor
Wanderley Carvalho
Wanderley Carvalho
Orientação
Antonio Chizzotti
Antonio Chizzotti
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este estudo descreve e analisa a elaboração de uma proposta para o curso de Biologia no ensino médio, tendo como princípio o encantamento que o fenômeno da vida e as formas utilizadas para compreendê-lo provocam nos seres humanos. A atenção dirigida prioritariamente ao belo, ao sensível e ao prazer de explorar e conhecer justifica o emprego do termo "estética" para caracterizar a abordagem sobre a qual se assenta a referida proposta. A argumentação em favor do tratamento proposto se dá a partir dos conceitos de biofilia - uma possível tendência natural que os humanos possuem de dirigir sua atenção às diversas manifestações da vida - e de razão sensível - resultado de uma atividade sinérgica entre os componentes racional e emocional. A investigação se desenvolve nos moldes da pesquisa-ação em currículo, tendo sido conduzida, pelo autor, em parceria com cinco professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, Brasil. O trabalho, com duração de dois anos, aproximadamente, resultou em um conjunto de textos destinados a professores de Biologia, o qual foi publicado em forma de livro no final do ano de 2000. A análise do material produzido e do processo que conduziu à sua elaboração reforça a relevância de se promover o estabelecimento de vínculos afetivos entre pessoas e temas de estudo, bem como de envolver os professores no planejamento, aplicação e avaliação do currículo. Reforça, também, a necessidade de se intensificarem as pesquisas na área de currículo e ensino de Biologia. Por fim, presta contribuições significativas tanto para professores de Educação Básica, quanto para pesquisadores da esfera acadêmica, preocupados com ensino e formação de professores de Biologia.
Este estudo descreve e analisa a elaboração de uma proposta para o curso de Biologia no ensino médio, tendo como princípio o encantamento que o fenômeno da vida e as formas utilizadas para compreendê-lo provocam nos seres humanos. A atenção dirigida prioritariamente ao belo, ao sensível e ao prazer de explorar e conhecer justifica o emprego do termo "estética" para caracterizar a abordagem sobre a qual se assenta a referida proposta. A argumentação em favor do tratamento proposto se dá a partir dos conceitos de biofilia - uma possível tendência natural que os humanos possuem de dirigir sua atenção às diversas manifestações da vida - e de razão sensível - resultado de uma atividade sinérgica entre os componentes racional e emocional. A investigação se desenvolve nos moldes da pesquisa-ação em currículo, tendo sido conduzida, pelo autor, em parceria com cinco professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, Brasil. O trabalho, com duração de dois anos, aproximadamente, resultou em um conjunto de textos destinados a professores de Biologia, o qual foi publicado em forma de livro no final do ano de 2000. A análise do material produzido e do processo que conduziu à sua elaboração reforça a relevância de se promover o estabelecimento de vínculos afetivos entre pessoas e temas de estudo, bem como de envolver os professores no planejamento, aplicação e avaliação do currículo. Reforça, também, a necessidade de se intensificarem as pesquisas na área de currículo e ensino de Biologia. Por fim, presta contribuições significativas tanto para professores de Educação Básica, quanto para pesquisadores da esfera acadêmica, preocupados com ensino e formação de professores de Biologia.
Palavras Chave
currículo, ensino de Biologia, estética.
currículo, ensino de Biologia, estética.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método