Princípios interdisciplinares para a construção de uma Educação Ambiental.
Título
Princípios interdisciplinares para a construção de uma Educação Ambiental.
Princípios interdisciplinares para a construção de uma Educação Ambiental.
Autor
Fábio Alberti Cascino
Fábio Alberti Cascino
Orientação
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta dissertação é o resultado de um longo período de amadurecimento intelectual, militância ambientalista e ações voltadas à construção de novas práticas educativas. Desta forma, este trabalho procura anunciar algumas pistas para as atividades relacionadas à Educação Ambiental. Fruto direto de minhas próprias experiências, o texto busca esclarecer o ponto de partida histórico da Educação Ambiental, passando pela análise crítica preliminar de alguns importantes documentos que formam a referência teórica e técnica dessa nova concepção educacional. Esta leitura documental se dá a partir de um olhar próprio sobre a história do movimento ambientalista - e a esta atitude chamamos interdisciplinaridade. A questão fundamental, envolvendo a formação de profissionais voltados a atuar nessa área, remete o trabalho para a leitura e intersecção da questão da prática da interdisciplinaridade, a fim de promover a viabilidade metodológica na construção de um fazer pedagógico para a Educação Ambiental. Por fim, o texto trará à tona a discussão sobre noções que fundamentam politicamente tal prática educacional. Faz-se referência ao conceito de resistência - instrumento de luta e enfrentamento daquelas forças que se interpõe às mudanças a aos avanços, ao elogio da diversidade - para se abarcar, com a maior vitalidade e profundidade possíveis o diálogo com as diferenças e, finalmente, ousadia - marca indelével daqueles que buscam o novo, o inédito.
Esta dissertação é o resultado de um longo período de amadurecimento intelectual, militância ambientalista e ações voltadas à construção de novas práticas educativas. Desta forma, este trabalho procura anunciar algumas pistas para as atividades relacionadas à Educação Ambiental. Fruto direto de minhas próprias experiências, o texto busca esclarecer o ponto de partida histórico da Educação Ambiental, passando pela análise crítica preliminar de alguns importantes documentos que formam a referência teórica e técnica dessa nova concepção educacional. Esta leitura documental se dá a partir de um olhar próprio sobre a história do movimento ambientalista - e a esta atitude chamamos interdisciplinaridade. A questão fundamental, envolvendo a formação de profissionais voltados a atuar nessa área, remete o trabalho para a leitura e intersecção da questão da prática da interdisciplinaridade, a fim de promover a viabilidade metodológica na construção de um fazer pedagógico para a Educação Ambiental. Por fim, o texto trará à tona a discussão sobre noções que fundamentam politicamente tal prática educacional. Faz-se referência ao conceito de resistência - instrumento de luta e enfrentamento daquelas forças que se interpõe às mudanças a aos avanços, ao elogio da diversidade - para se abarcar, com a maior vitalidade e profundidade possíveis o diálogo com as diferenças e, finalmente, ousadia - marca indelével daqueles que buscam o novo, o inédito.
Palavras Chave
interdisciplinaridade, educação ambiental.
interdisciplinaridade, educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
Conteúdo-Método
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