Organização do ensino e aprendizagem conceitual: possibilidades formativas no livro didático.

Título
Organização do ensino e aprendizagem conceitual: possibilidades formativas no livro didático.
Autor
Odete Bulla Cascone
Orientação
Marta Sueli de Faria Sforni
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2009
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo propôs-se a investigar a organização e apresentação de conceitos científicos em livros didáticos da área de Ciências, à luz dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, segundo a qual o ensino adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental dos estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos teóricos e análise de livros didáticos de 3ª e 4ª séries de Ciências, focando os seguintes conteúdos: água, fotossíntese, movimento de rotação e translação. Os estudos centraram-se na compreensão da relação entre aprendizagem, desenvolvimento e conteúdo escolar, bem como no histórico do livro didático no Brasil. Esses estudos ofereceram instrumentos para a análise dos livros didáticos. O critério para a escolha das coleções analisadas foi o de serem as mais utilizadas pelas escolas públicas estaduais e privadas do município de Maringá. Nos livros didáticos foram analisados os conteúdos priorizados, a relação entre conceitos espontâneos e científicos e o uso dos conceitos como instrumentos simbólicos. Concluiu-se que a possibilidade formativa presente na aprendizagem de conceitos científicos exposta por Vygotsky se esvai em uma prática pedagógica que tenha como referência a organização dos conteúdos presente nos atuais livros didáticos. A predominância de conteúdos atitudinais e a forma de trabalho com os conteúdos conceituais limitam a possibilidade formativa presente no conhecimento científico. No que se refere aos conteúdos atitudinais eles tendem a reproduzir atitudes e valores de senso comum e acabam ocupando grande espaço nas atividades sugeridas por esses manuais. No que se refere aos conteúdos conceituais, o caráter descritivo e não reflexivo dos textos, as atividades que exigem apenas repetição de termos científicos em contraposição ao exercício do pensamento científico e o uso de imagens e exemplos padrões sem revelar o que é essencial na imagem ou no exemplo, fazem com que um ensino de conteúdos científicos, que se realiza com base nessa organização do conteúdo encontrada nos atuais livros didáticos, tenha pouco impacto na aprendizagem e, consequentemente, no desenvolvimento psíquico dos alunos, haja vista, que ele não oferece as condições necessárias à modificação da percepção, da atenção, da imaginação e do raciocínio dos estudantes.
Palavras Chave
livro didático, teoria Histórico-cultural,

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos